Hospitais Bandeirantes e Leforte reestruturam TI para agilizar rotinas e reduzir custos

Author Photo
5:22 pm - 05 de dezembro de 2016
Hospitais Bandeirantes e Leforte reestruturam TI para agilizar rotinas e reduzir custos

Os hospitais Bandeirantes e Leforte modernizaram suas infraestruturas de TI em busca de eficiência operacional, maior comunicação entre as equipes e redução de custos.

De acordo com o CEO das instituições – que pertencem ao mesmo grupo -, Rodrigo Lopes, o objetivo foi atualizar as operações em um prazo de cinco anos, tornando os hospitais totalmente digitais, com mobilidade, comunicação sem fio (wireless) e telefonia IP. “O foco inicial era atualizar a estrutura e criar um call center modernizado”, conta.

O projeto contemplou a atualização da infraestrutura existente, transformando o ambiente em um sistema automatizado para realizar ações que antes eram feitas manualmente, como dispensação de materiais e medicamentos, impressão de prescrições, controle de materiais e medicamentos por código de barra entre outras – além de reduzir gastos.

As instituições implementaram soluções da Cisco e, com a digitalização das operações, a estimativa é de uma considerável redução no consumo de papel e dos gastos com ligações telefônicas pelos hospitais. Uma das principais metas do grupo é ter hospitais 100% sem papel. “Tínhamos gastos mensais de R$ 85 mil em ligações telefônicas e R$ 120 mil em impressões. Em médio prazo foi possível obter uma redução de 50% dos custos com telefonia e em longo prazo será possível perceber a redução de pelo menos mil reais por mês com impressão. Mas a ideia é reduzir ainda mais esses valores nos próximos três anos”, comenta Lopes.

Outro benefício destacado pelo executivo é a possibilidade de os médicos checarem prescrições por meio de dispositivos móveis. “É possível ter maior controle do estoque, diminuindo a movimentação de caixa e aumentando indiretamente a receita. Houve ganhos de mobilidade e agilidade.”

A modernização proporcionou ao cliente uma rede de dados, wireless e de telefonia IP, mais estável e robusta. As mudanças começaram pelo Hospital Leforte e depois foram feitas no Hospital Bandeirantes. Foi realizada a reestruturação de toda a rede cabeada e a implantação da rede Wi-Fi. O projeto contou também com plataforma para contact center, soluções de segurança, além de ferramenta para realização de videoconferências.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.