A história do amanhã está sendo escrita pela TI brasileira hoje

Confira os melhores momentos dos maiores encontros da indústria de tecnologia

Author Photo
9:30 am - 19 de dezembro de 2018

Em 2018 foram realizados três dos maiores encontros da indústria de TI no Brasil, a 20ª edição do IT Forum, a 10ª edição do IT Forum + e a 6ª edição do IT Forum X. A inspiração para as três edições refletiu os pensamentos do historiador israelense Yuval Harari, autor do livro “Homo Deus – Uma breve história do amanhã”, gênio dos nossos tempos que tem sido capaz de analisar a humanidade desde seus primórdios para projetar um futuro que pode ser assustador.

Ao longo do ano, os encontros abordaram diferentes temas que atravessam as preocupações das 1.000 maiores empresas do Brasil para as novas demandas do setor. Entre os temas Blockchain, Transformação Digital, Cultura de Dados, Diversidade na TI, Inteligência Artificial, Transição de carreira, Disaster Recovery, Ecossistemas híbridos, Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) e outras pautas que visaram fortalecer as habilidades de líderes que já estão construindo um futuro diferente.

Também foram apresentados alguns cases de sucesso de empresas dos mais variados segmentos como Bradesco, Armazém Paraíba, Ancar Ivanhoe Shopping Centers, Sesc. A lição foi clara: a TI ajuda a alavancar qualquer empresa, porém é essencial que o capital humano esteja alinhado com a estratégia e possua capacidade de adaptação para ser competitivo, uma vez que dia por dia as soluções estão evoluindo a passos agigantados.

O novo produto é o conhecimento

A 20ª edição do IT Forum contou com a participação de 199 CIOs e 86 CEOs das 500 maiores empresas instaladas no Brasil na Bahia entre dos dias 27 de abril e 1º de maio. No espaço, além da falar de temas inerentes à TI, o papel das startups no crescimento das grandes empresas e outros temas que estavam na pauta dos executivos foram abordados. Em paralelo, foram apresentados alguns cases de sucesso que demonstraram que a tecnologia pode alavancar outras áreas como Marketing e Inovação.

Nessa edição especial do evento, os palestrantes principais foram o neurocientista Miguel Nicolelis e o economista Eduardo Giannetti. Nicolelis mostrou como alguns experimentos realizados com macacos poderiam, eventualmente, até mesmo nos permitir controlar carros com o cérebro. Na visão dele, o cérebro é a maior criação da humanidade e ele tem um poder transformador infinito.

Já o Eduardo Giannetti focou sua fala no tipo de mudança que estamos vivendo, dado que diferente de outras revoluções, a transformação atual foca-se no conhecimento como produto. Para o economista, se as revoluções geraram avanços, também causam certos impactos, especialmente no meio ambiente.

Capital humano 4.0

A 10ª edição do IT Forum+ reuniu 150 CIOs das empresas que fazem parte da lista das 501 a mil maiores que mais investem em TI no Brasil. Nos três dias do encontro, especialistas de diferentes segmentos discutiram sobre os temas que estão revolucionando o mercado de TI como Big Data, Blockchain, Disaster Recovery e Transformação Digital.

Sob o tema “A História do Amanhã”, os conteúdos contaram com as participações de importantes nomes, como Gil Giardelli, professor convidado de Stanford e da Fundação Dom Cabral (FDC), e Samuel Pessôa, doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.

Os especialistas destacaram que, conforme as tecnologias avançam, é essencial contar com talento humano preparado, não só para o uso das novas tecnologias como também aptos para aprender constantemente, uma vez que a tecnologia evolui exponencialmente – o que hoje revoluciona a indústria, em um ano poderá se tornar obsoleto.

Seu próximo colega de serviço será um robô?

Nos dias 16 e 17 de outubro, a 6ª edição do IT Forum X reuniu no Transamérica Expo 261 palestrantes, 232 palestras, 17 palcos e praças onde foram tratados alguns dos temas de maior interesse para a indústria de TI e o mercado corporativo. Nessa edição foram homenageados em vida alguns nomes de destaque para o setor de TI, inovação e negócios, alguns dos homenageados foram Ione Coco, Vânia Ferro, Ethevaldo Siqueira Romero Rodrigues, Camila Achutti e Renato Freitas.

A abertura foi marcada pela presença de Dr. David Hanson, da Hanson Robotics, e de sua criação Sophia, a primeira humanoide do mundo a ser reconhecida com cidadania. Lideranças do setor também discutiram sobre o futuro do trabalho, a influência da Inteligência Artificial e a robótica no dia a dia e previsões que podem fazer parte da realidade brasileira daqui a alguns anos.

Paralelamente, temas como empreendedorismo digital, diversidade na TI, fake news, cibersegurança, digitalização do País, Analytics, computação quântica e metodologias de aceleração dos negócios foram abordados por meio de painéis e palestras que facilitaram a troca de conhecimento e o fortalecimento de relacionamentos profissionais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.