Herdeiro da Samsung é condenado a dois anos e meio de prisão

Jay Y. Lee participou de escândalo de corrupção que envolveu o governo da Coreia do Sul

Author Photo
1:41 pm - 18 de janeiro de 2021

Vice-presidente e herdeiro da gigante de tecnologia Samsung, Jay Y. Lee recebeu uma nova condenação após um segundo julgamento sobre seu envolvimento em um escândalo de corrupção na Coreia do Sul.

A decisão em última instância foi divulgada nesta segunda-feira (18) e sentencia o executivo a dois anos e meio na prisão.

O executivo é acusado de oferecer propina em troca de influência e apoio no processo de sucessão de seu pai, Lee Kun-hee. Ex-chairman da Samsung, Lee Kun-hee morreu em outubro do ano passado.

O escândalo envolveu Jay Y. Lee e uma pessoa próxima à ex-presidente Park Geun-hye, que sofreu impeachment em 2017.

Jay Y. Lee foi condenado e preso em 2017, mas passou apenas um ano na prisão após receber uma redução da pena. Em agosto de 2019, uma decisão da Suprema Corte da Coreia do Sul reabriu o caso e o levou ao novo julgamento.

Em maio do ano passado, Lee se desculpou publicamente pelo seu envolvimento na conspiração. O executivo também se comprometeu a não passar o controle da companhia para seus filhos.

A defesa do executivo chamou a nova decisão de lamentável e classificou o caso como um em que a “liberdade e os direitos de propriedade de uma empresa foram violados” pelo abuso de poder da ex-presidente.

(Com informações de BloombergThe Verge)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.