Hackers ameaçam vazar 112 GB de dados após ataque à Gigabyte

Suposto ataque de ransomware do grupo RansomEXX pode levar ao vazamento de dados confidenciais da Intel, AMD e American Megatrends

Author Photo
6:50 pm - 09 de agosto de 2021
gigabyte Reprodução/Shutter Stock

A gigante taiwanesa Gigabyte é a mais nova vítima de um ataque de ransomware. O ataque foi confirmado pela fabricante de hardware à publicação chinesa United Daily News, que afirmou que um “pequeno número” de seus servidores foi atingido.

Segundo o Bleeping Computer, que reportou o caso na última sexta-feira (06), o grupo RansomEXX é o responsável pelo incidente. O ataque obrigou a Gigabyte a desligar parte de seus sistemas, o que afetou múltiplos de seus sites e páginas de suporte.

Cibercriminosos ameaçam publicar 112 GB de dados roubados caso o resgate não seja pago pela empresa. Entre os dados que podem ser vazados estão documentos confidenciais da Intel, AMD e da American Megatrends.

O montante pedido para o resgate não foi revelado. Conforme reportou o Bleeping Computer, notas de resgate do grupo RansomEXX direcionaram empresa a entrar em contato através de um endereço de e-mail para iniciar as negociações.

Em um comunicado enviado ao The Record, a Gigabyte afirmou que isolou os servidores afetados e notificou as autoridades. Uma investigação sobre o caso também está em andamento. A organização, no entanto, não confirmou o grupo RansomEXX como o responsável pelo ataque.

(Com informações de Bleeping Computer e The Verge)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.