Hackathons do Itaú obtiveram retorno acima de R$ 300 milhões, diz o banco

Empresa realizou 12 Batalhas de Dados em 2021 - incluindo edição internacional

Author Photo
11:25 am - 10 de janeiro de 2022

Nos últimos cinco anos, as soluções criadas durante as Batalhas de Dados – um modelo de hackathon desenvolvido pelo Itaú em que times multidisciplinares resolvem problemas reais do banco com base em dados e analytics – trouxeram um retorno financeiro de R$ 322 milhões para a companhia. Com esse resultado, o banco dobrou o número de edições anuais das batalhas, passando de seis a cada ano para 12 apenas em 2021.

Entre as soluções vencedoras nos últimos anos estão uma ferramenta para detecção de lojas comuns a muitos cartões fraudados (com peso maior para cartões virtuais, por possuírem histórico de possível ponto de vazamento), e um modelo que aponta a melhor porcentagem de desconto disponível para a operação de retenção de cliente.

Leia mais: Nubank ultrapassa Itaú e se torna banco mais valioso da América Latina

Em novembro do ano passado, o banco promoveu sua primeira Batalha Global, reunindo times de sete países para desenvolver soluções relacionadas a riscos. O grupo vencedor participará da batalha dos campeões, edição que reúne todos os vencedores do ano em torno de um novo case para definir o grande campeão (o evento será realizado em fevereiro).

Nas edições realizadas em outros países — Argentina e Paraguai já implementaram o modelo de franquia, e EUA (Miami) e Uruguai farão em 2022 — cientistas de dados da equipe brasileira participam, são integrados às equipes e auxiliam no desenvolvimento das soluções.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.