Guerra geracional é coisa do passado: envelhecimento requer nova cultura

Trabalhadores mais velhos são, frequentemente, considerados menos inovadores. Mas isso é verdade ou nós é que temos de mudar nossas atitudes?

Author Photo
12:28 pm - 01 de julho de 2019

O mundo está ficando velho. Por toda parte. As pessoas estão atingindo idades mais altas, sejam nos países industrializados,nas economias emergentes e nos países menos desenvolvidos. O ritmo é diferente em cada lugar, mas a questão é universal. À medida que as populações mais velhas aumentam, muitos sistemas estão sob pressão para se adaptar. E já está claro hoje, que os impactos do envelhecimento da população se tornarão cada vez mais visíveis nas próximas décadas.

O fato é que a geração mais velha está se tornando cada vez mais importante como consumidora. E as empresas também precisam pensar em fazer mudanças em sua estrutura e cultura de funcionários para abraçar essa geração. De acordo com alguns especialistas do mercado, existe a preocupação de que a geração de pessoas com 60 anos ou mais não atenda mais às mudanças dinâmicas de hoje, sejam menos eficientes e não tenham um pensamento inovador. Além disso, os idosos não são vistos como abertos à mudança. O rápido desenvolvimento tecnológico e a crescente complexidade são considerados dificuldades.

No entanto, a tendência mostra claramente que cada vez mais pessoas mais velhas não querem se aposentar no futuro, e querem continuar trabalhando, porque trabalhar por mais tempo pode ajudá-los a manter-se em forma e ativo.

E isso é bom, porque uma coisa é certa: os funcionários mais experientes têm potencial. Certamente, eles trazem um tipo diferente de potencial do que alguém que está apenas começando uma carreira ou um colega no “auge” de sua carreira, mas eles ainda são importantes.

Esse pensamento me leva a fazer várias perguntas:

  • O que as empresas precisam fazer para se beneficiar de seus funcionários mais antigos?
  • Ou em outras palavras – queremos “lucrar” com eles no sentido tradicional?
  • O que é importante para nós, como líderes, ao lidar com nossos colegas mais velhos?
  • Eu tenho que estruturar minha empresa de tal forma que eu tenha funcionários que me tragam o maior lucro ou que eu também tenha a necessidade de funcionários com mais de 60 anos?
  • Ou o valor dessas pessoas é completamente diferente e eu preciso de uma visão muito mais ampla quando se olha para este tópico?
  • Temos que nos libertar de uma perspectiva puramente comercial? Eu acho que sim.

Portanto, precisamos de reorientação cultural. Precisamos repensar, por assim dizer. A cultura corporativa deve ser amiga do idoso. Isso significa que os funcionários mais velhos não devem ser vistos como um fardo, mas sim como valiosos e úteis. E eles são. Os colegas mais velhos podem transmitir conhecimentos importantes aos funcionários mais jovens e agir como modelos.

Qual é o desafio quando pessoas mais velhas e mais jovens se encontram? Internalizando a diversidade e as diferenças como um estado cultural normal.

Isso significa aceitação e igualdade de pessoas que são diferentes. Então, basicamente, temos o mesmo desafio de todos os tipos de diversidade, seja cor de pele, origem, religião, atitude política, orientação sexual ou gênero. Essa consciência claramente nos leva ao fato de que, no contexto de produtividade e eficiência, os idosos não podem ser comparados aos “jovens empreendedores”. E eles não deveriam ser

Não se trata de integrar pessoas mais velhas para que elas alcancem os mesmos objetivos que os funcionários de 25 anos. Não, é criar união, quebrar preconceitos, deixar de lado falsas expectativas ou ideias sobre o “benefício” de um funcionário e, em vez disso, pensar em cada pessoa individualmente. Porque isso é exatamente o que é necessário se, apesar das diferenças de idade, quisermos trabalhar juntos, viver lado a lado e apoiar um ao outro.

Os funcionários fazem sua contribuição não apenas alcançando os números de vendas no menor tempo possível, usando tecnologia de ponta, mas também enriquecendo outras pessoas e o ambiente de trabalho. As pessoas em si são a contribuição. Com todas as suas diferenças. E especialmente quando eles fazem o trabalho com prazer.

Devemos levar em conta que, em contraste com os tempos antigos, muita coisa mudou. As pessoas mais velhas hoje vivem de maneira completamente diferente e se sentem cada vez mais jovens. Pesquisas mostram que a idade percebida é entre 10 e 20 anos mais jovem que a idade biológica.

O envelhecimento mudou. Hoje, pessoas com mais de 60 anos estão socialmente entrelaçadas diferentemente do que antes. Essas mudanças contribuem para o fato de que as “guerras de geração” têm menor probabilidade de ocorrer nas empresas, porque as pessoas mais velhas hoje têm uma mentalidade completamente diferente, portanto “são diferentes” e usam seu potencial para permanecer socialmente ativas.

Elas também estão, por assim dizer, “prontas para um desafio”. Elas são curiosas e inquisitivas. É por isso que você deve treinar funcionários mais velhos para lidar com novas técnicas de trabalho ou tecnologia e deve estabelecer sistemas que promovam especificamente o intercâmbio entre colegas mais jovens e mais velhos. Isso permite a transferência compartilhada e o recebimento de experiências.

Nova cultura do envelhecimento requer nova cultura corporativa

Essas mudanças exigem que administração de hoje repense sua opinião sobre empregados mais velhos. As habilidades que os funcionários mais antigos trazem podem gerar enormes benefícios dentro das equipes intergeracionais que inevitavelmente se formarão; no entanto, discrepâncias relacionadas à idade também podem levar a mal-entendidos. Nestas equipes, portanto, deve ser dada maior atenção para evitar a discriminação e a formação de “panelinhas”. Por exemplo, o gerenciamento sensível à diversidade pode ajudar a desenvolver a cultura corporativa mencionada acima e estabelecer uma distribuição clara das tarefas.

Todas essas reflexões nos mostram muito claramente que cada indivíduo tem motivos diferentes, objetivos diferentes, possibilidades diferentes e prioridades diferentes. Por exemplo, alguém que acaba de entrar na força de trabalho está esperando por oportunidades de carreira, ao passo que um funcionário mais velho espera fazer parte de algo, estar envolvido em algo e não ficar do lado proverbial.

Ambos fornecerão resultados de trabalho diferentes para uma empresa, mas se dermos a ambos a liberdade de fazê-lo, agir de acordo com seus objetivos pessoais, teremos dois resultados diferentes, mas igualmente importantes e bons. Isso decorre do fato de que cada um deles se adaptou às circunstâncias e não estava ligado a expectativas irrealistas.

Portanto, se nos afastarmos das formas tradicionais de pensar, tanto de forma empreendedora quanto pessoal, provavelmente conseguiremos mais, porque seremos mais livres. Não apenas veremos os números de vendas recordes como um sucesso, mas também uma cultura corporativa próspera. Uma coexistência de pessoas diferentes.

Como é frequentemente o caso, é também sobre o nosso compromisso pessoal. Cada um de nós pode fazer uma contribuição significativa integrando colegas mais velhos à empresa. O empregador pode apoiar isso através de discussões presenciais, educação e campanhas informativas.

Por favor, nunca esqueça: todos nós nos tornaremos velhos – se tivermos sorte.

*André Mindermann é cofundador e CEO da OTRS AG

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.