Guerra entre Rússia e Ucrânia deflagra onda de ciberataques

Palo Alto Networks alerta que empresas devem se proteger de aumento significativo de ataques cibernéticos relacionados ao conflito

Author Photo
5:10 pm - 25 de fevereiro de 2022
Foto: Shutterstock

A guerra deflagrada entre Rússia e Ucrânia também tem sido acompanhada de um aumento substancial nos ataques cibernéticos, alertou um relatório da Palo Alto Networks divulgado essa semana. Segundo a companhia, uma série de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) começou a partir do dia 15 de fevereiro.

Esses ataques continuaram na semana passada, impactando tanto o governo ucraniano quanto as instituições bancárias.

Uma nova variante do malware de limpeza (wiper) chamado HermeticWiper foi descoberta na Ucrânia no dia 23 de fevereiro. Pouco depois, uma nova rodada de ataques de desfiguração de sites (defacement) também foi observada afetando organizações governamentais ucranianas.

Leia também:

“Consistente com nossos relatórios anteriores sobre o assunto, vários governos ocidentais emitiram recomendações para que suas populações se preparem para ataques cibernéticos que possam interromper, desativar ou destruir infraestrutura crítica”, ressaltou a Palo Alto em comunicado.

Na avaliação da companhia, ataques futuros podem ter como alvo organizações dos EUA e da Europa Ocidental em retaliação ao aumento das sanções ou outras medidas políticas contra o governo russo.

“Recomendamos que todas as organizações se preparem proativamente para se defenderem dessa ameaça potencial”, alertou o relatório.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.