GUD Energia, joint-venture da Vivo e da Auren, inicia operações

Empresa quer crescer no mercado aberto de energia. Foco da empresa está nos clientes B2B

Author Photo
4:40 pm - 20 de junho de 2024
Fabio Balladi, diretor geral da GUD Energia. Foto: Divulgação

A Vivo e a Auren anunciaram nessa quarta-feira (19) o início da operação da GUD Energia, joint-venture criada para atuar no mercado livre de energia no Brasil. O foco é a comercialização de soluções customizadas em energia renovável, atuando com consultoria, produtos e serviços.

A criação da empresa foi anunciada por Vivo e Auren em dezembro de 2023, de olho na abertura do mercado livre de energia no País. Em 6 meses, a empresa concebeu produto, oferta, canais de vendas e estrutura comercial.

O início da operação inclui o lançamento da marca GUD, criada em conjunto com a Design Bridge and Partners, agência de branding do Grupo WPP. O nome é inspirado na fonética da palavra “good”, em inglês.

Leia também: Valor da IA é mensurado a partir de produtividade e eficiência

“Nossa estratégia inicial é endereçar o segmento de clientes que estão no grupo A de tensão, como comércios, serviços e indústrias, mas vamos nos preparar para, no futuro, atuar no segmento de baixa tensão e residencial em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro”, explica Fabio Balladi, diretor-geral da GUD Energia.

Balladi, que vai liderar a nova companhia como diretor geral, passou os últimos 25 anos como executivo da própria Vivo – o último cargo que ocupou foi diretor de vendas B2B. É formado em Ciências Sociais Aplicadas pela UNIABC, com MBA em Administração e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Potencial de mercado da GUD Energia

Atualmente, o mercado livre está disponível para consumidores conectados à alta tensão, com qualquer valor de demanda contratada. O novo modelo é implementado de forma gradativa no país desde 1995.

A empresa cita no comunicado enviado à imprensa que, desde o primeiro dia de 2024, mais de 72 mil novos consumidores comerciais entraram nesse mercado, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.