Grupo Renault faz parceria com Google Cloud para desenvolver Indústria 4.0

Montadora utilizará soluções de análise inteligente de dados, machine learning e inteligência artificial para aprimorar áreas de produção

Author Photo
4:00 pm - 22 de julho de 2020

O Grupo Renault, que desde 2016 está investindo na conexão de 22 plantas espalhadas pelo mundo, firmou uma parceria com o Google Cloud para otimizar a plataforma de gerenciamento de dados industriais que a companhia possui. 

De acordo com o comunicado enviado, serão utilizadas soluções de computação em nuvem na aplicação de tecnologias como análise inteligente de dados, machine learning e inteligência artificial dentro da fábrica, para a mensuração de aspectos como produção e cadeia de suprimentos e qualidade dos produtos, além de detectar medidas que reduzam o impacto ambiental por meio da economia de energia. 

Para utilizar todos esses recursos, o Grupo Renault e Google Cloud planejam criar um programa exclusivo e escalável para melhorar as habilidades das equipes de engenharia de processos, fabricação e TI da Renault, por meio do coworking e capacitação junto às equipes do Google. 

“Este acordo e o compromisso entre nossas equipes de gerenciamento de TI, manufatura e supply chain vão acelerar a implantação do nosso plano de Indústria 4.0, projetado para transformar e conectar nossas fábricas e processos de logística em todo o mundo para melhorar nossos padrões de excelência e desempenho”, explica José Vicente de los Mozos, diretor de Fabricação e Logística e membro do Comitê Executivo do Grupo Renault. 

Segundo Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, “a indústria automotiva possui a inovação em seu DNA, com um imenso potencial para que a tecnologia digital impacte de forma significativa sua produção. Estamos orgulhosos de realizar essa parceria com o Grupo Renault para ajudar a revolucionar o futuro da fabricação automotiva, impulsionando a próxima geração de excelência na cadeia de suprimentos”. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.