Grupo Reckitt: inovação aberta e liderança ativa otimizam resultados e zeram turnover em TI

Projetos liderados pela CIO Alaine Charchat mitigaram riscos operacionais e ajudaram a capturar investimentos em TI

Author Photo
4:00 pm - 26 de dezembro de 2023
Alaine Charchat, CIO do Grupo Reckitt Alaine Charchat, CIO do Grupo Reckitt, durante o IT Forum Salvador (Imagem: GN2 Conteúdo)

Quando chegou ao Grupo Reckitt, no início de 2023, Alaine Charchat recebeu aquilo que chamou de “pacote de desafios”. Nele estavam itens como a implementação de processos capazes de identificar oportunidades em tecnologia que somassem valor comercial ao negócio; o melhor uso das estruturas globais de Tecnologia da Informação para apoiar a estratégia da organização e acelerar a sua transformação digital; e o aumento da eficiência operacional e a consequente redução de custos de TI.

Para isso, Alaine precisaria vencer outro obstáculo: o alto turnover do time, que era de 30% na ocasião. 

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Mais do que o projeto em si, a maneira como a CIO do Grupo Reckitt para a América Latina lidou com os desafios – e os resultados trazidos com o modelo – deu a ela o prêmio de Executiva de TI de 2023 na categoria Bens de Consumo.

“O projeto de trazer uma inovação com conceito mais aberto, que coloca as áreas de negócios em contato com TI e com parceiros, combinado a um perfil de liderança que traz o time para junto e o desafia a ser parte da solução, a fazer diferente e a acreditar em seu potencial, é que foram premiados aqui”, resume Alaine. “O hackathon, que trouxe boa parte dos resultados, motivou colaboradores e foi o habilitador de tudo isso”, completa. 

Proposto para endereçar um problema real de e-commerce, o hackathon a que Alaine se refere foi a primeira iniciativa do tipo realizada pela companhia. Apesar de os times – de negócios e mesmo de TI – estarem receosos, o número de inscritos foi 50% maior do que o inicialmente imaginado. “Juntamos 120 pessoas, desde estagiários até diretores, de todas as áreas da organização, para discutir soluções para a área de e-commerce”, resume Alaine. O case vencedor foi uma solução que unifica bancos de dados e permite verificar faturamento e a participação no negócio de canais online/offline, entre uma série de outras variáveis, e que, somente em 2023, projeta duplo dígito de crescimento de vendas do e-commerce. 

Segundo Alaine, o hackathon ainda trouxe senso de pertencimento ao time de TI, habilitou a capacidade de integração da área ao negócio e foi crucial para a implementação de uma cultura de inovação aberta na organização. 

Nos cerca de dez meses em que está à frente da TI da Reckitt na América Latina, Alaine também unificou as áreas de tecnologia das três unidades de negócio que lidera – Higiene, Saúde e Nutrição –, otimizando investimentos e elevando a eficiência operacional. Como resultado, entre outros, a divisão mitigou US$ 7 milhões em riscos de perda operacional logística através da escolha da melhor tecnologia para processamento de pedidos, capturou 15% de investimentos do Global para reinvestir em novas tecnologias para a América Latina, modernizando a estrutura de Data & Analytics, e já aprovou o plano da área para 2024 com 4% de redução na comparação com o orçamento de 2023, compensando a inflação. 

Na visão de Alaine, o êxito dos projetos liderados ao longo de 2023 e o maior envolvimento das pessoas de TI levaram a um ganho fundamental para o sucesso de sua área no futuro: a formação de um time muito diverso e a retenção desses talentos. “Temos hoje um time multigeracional, com pessoas de 18 a 68 anos, 24% de mulheres e um turnover de 0% nos últimos oito meses”, orgulha-se. “Meu papel como líder é inspirar essas pessoas e fazê-las acreditarem em seu potencial. Nos últimos meses fizemos o que muitos achavam impossível, e isso é fruto dessa nova mentalidade. É um mérito de todos.” 

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Fernanda D’Angelo

Atuando há mais de 20 anos no mercado de TI, acumula passagens pelas principais redações especializadas e ampla experiência no mercado de comunicação corporativa. 

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.