Conhecido por ser um dos maiores grupos empresariais multimídia do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Grupo RBS tem em seu DNA a cultura da inovação e quer manter-se sempre na vanguarda da tecnologia. Como parte desse posicionamento, a empresa deu mais um passo em sua estratégia de TI: redesenhou seu data center e ingressou na nuvem como o Office 365. O projeto demandou investimento de R$ 12 milhões.
“Estamos acelerando investimentos na transformação da TI corporativa com a modernização da infraestrutura, além de novos sistemas de gestão e produtividade”, sintetiza Deli Matsuo, vice-presidente de Pessoas e Tecnologia do Grupo RBS. Segundo ele, o salto tecnológico deverá levar para a mão dos mais de 6,5 mil funcionários das empresas do grupo o que será usado amanhã pelo público. “É uma questão de sobrevivência, fundamental para nosso modelo de operação”, completa.
O novo data center, com duas sedes distantes seis quilômetros uma da outra, acena com a bandeira da sustentabilidade. “Nosso data center antigo consumia muita energia e contava com 180 servidores físicos, que foram substituídos por virtualizados”, lembra o executivo, acrescentando que a nova estrutura permitiu economia de 50% no consumo de energia e uso eficiente de refrigeração.
A mudança buscava suprir a necessidade de crescimento dos produtos do grupo, como portais de notícias, vídeo e plataformas digitais, que usam a estrutura tecnológica. Para se ter uma ideia, em janeiro de 2015, todos os sites de notícias do Grupo RBS obtiveram mais de 60 milhões de visitas, sendo quase 40% deles a partir de dispositivos móveis.
Nesse mesmo período, foram servidas quase 120 milhões de páginas de conteúdo, isso sem contar o consumo de conteúdo multimídia (vídeos e rádios). No caso de vídeos, eles foram vistos mais de 3 milhões de vezes em todos os produtos digitais do Grupo RBS.
Com a atualização do data center, novos projetos ganharam agilidade. O tempo de espera foi reduzido de 90 dias para, no máximo, dois. De acordo com o Grupo RBS, o investimento também significa proteção contra falhas em componentes individuais ou hardwares. As salas contam com infraestrutura moderna, cabeamento de última geração, com fibra óptica, e climatização ordenada.
Colaboração no front
Outra frente de investimento do Grupo RBS é a colaboração. Para fortalecer o conceito em toda a empresa, foi implementado o Office 365, ferramenta de produtividade on-line da Microsoft. Matsuo conta que essa foi a primeira solução na nuvem usada pela companhia em suas unidades no Sul do País.
O software oferece a possibilidade de salvar e acessar arquivos de qualquer lugar – sem a necessidade de estar conectado à rede corporativa –, além da expansão do volume de caixa de correio de 700 MB para 50 GB e o poder de edição simultânea de documentos produzidos em World e Excel, por exemplo.
“Sentimos de imediato os benefícios da ferramenta, especialmente em relação à colaboração e construção coletiva de documentos”, relata. A suíte Office 365 também permitiu ao Grupo RBS a realização de videoconferências. “Esse recurso aumentou a integração e a proximidade das filiais. Se antes os profissionais tinham de viajar de tempos em tempos para fazer reuniões, agora eles podem se reunir a qualquer momento”, explica.
Matsuo adianta que o Grupo RBS prepara-se para fortalecer sua estratégia de mobilidade. “Estamos pensando em um modelo de BYOD que vai prover um valor para o funcionário comprar o dispositivo que desejar. Dessa forma, também vamos tirar a dependência do hardware e permitir que o colaborador trabalhe de qualquer lugar”, diz.
Segundo ele, sob esse novo modelo, todos os sistemas serão independentes de hardware. “Estamos testando esse piloto e se tudo correr bem, devemos fazer essa mudança nos próximos meses”, finaliza.