Grupo que controla Pão de Açúcar otimiza infraestrutura de aplicações com A10 Networks

Author Photo
10:21 am - 25 de setembro de 2017
network network

O Grupo Éxito, especializado em vendas de varejo e controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), otimizou seus serviços de balanceamento de carga com a implementação de controladores de entrega de aplicativos (ADC – Application Delivery Controller) no modelo Thunder 3030s, da A10 Networks.

María Magdalene Santamaría Cortés, Analista de infraestrutura do Grupo Éxito, explica que o projeto tinha como objetivo garantir, por meio do balanceador, o acesso rápido e efetivo ao aplicativo de inventário de todas as lojas, bem como garantir a disponibilidade de acesso ao e-mail do Exchange 2016 e, assim, certificar a atualização da informação. “Na análise comparativa RFP (Request For Proposal), a solução A10 Networks foi vencedora nos diferentes aspectos avaliados, como funcionalidade, flexibilidade, características técnicas da solução, suporte, serviço e preço”, comenta.

Projeto

O projeto foi iniciado em junho de 2016 e, com ele, foi possível promover o acesso eficiente às as aplicações de impressão para 700 usuários, bem como assegurar a disponibilidade de acesso ao sistema de e-mail Exchange para 9 mil usuários em 550 lojas. O equipamento do Thunder 3030s contém appliances compactos em uma unidade de rack, que proporcionam funcionalidades avançadas (disponibilidade, segurança e otimização). A partir da consolidação de serviços de aplicações de alta qualidade, os equipamentos foram incluídos em uma única plataforma de administração simples.

A iniciativa implicou a escolha da tecnologia A10 Networks, por meio de uma solução de hardware ADC, operar o aplicativo de gerenciamento de estoque e a ferramenta de e-mail. Em ambos os casos, o ADC precisava estar em hardware e não em software como anteriormente

O projeto foi finalizado sem gerar impacto nos serviços graças à instalação dos Thunder 3030s da A10, um em cada data center. Outro appliance foi implantado no data center principal como uma medida de contingência.

Assim, as várias fases do processo (coleta de informações, design, kick-off, configuração e implementação, implantação, documentação e transferência de conhecimento) fluíram sem problemas e de forma transparente na operação de aplicações. Da mesma forma, a alta capacidade de processamento da solução adquirida e o uso de partes independentes ajudaram a escalar e garantir os aplicativos do data center e as infraestruturas de rede com otimização.

“Além das suas capacidades de desempenho e segurança, outra vantagem da tecnologia A10 é a economia de escala. O que torna esta solução uma plataforma estável e robusta são: a dispensa de licenças adicionais ou modulares; a simplicidade de sua gestão; melhorias para o uso de colaboradores; tempo de resposta ágil e disponibilidade de serviços e novas aplicações do uso do balanceador. Por tudo isso, além do ótimo serviço técnico e de suporte, é provável que confiaremos novamente as redes A10 no futuro próximo”, completa María.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.