Grupo Fleury fecha parceria de inteligência artificial contra Covid-19

Projeto usará algoritmos para identificar e comparar padrões em pacientes testados

Author Photo
2:59 pm - 29 de setembro de 2020
covid-19 covid-19

O Grupo Fleury se juntará a Kunumi, empresa de inteligência artificial, para desenvolver algoritmos de identificação e comparação de padrões de componentes sanguíneos avaliados em hemogramas. A iniciativa servirá para ajudar no combate ao Covid-19 e auxiliar médicos na triagem e apoio diagnóstico de pacientes.

No acordo, será utilizada uma base de dados de pessoas que realizaram testes para diagnóstico do novo coronavírus nos laboratórios do Grupo Fleury, por meio do método molecular RT-PCR, e que fizeram exame de sangue durante um período de 30 dias antes ou depois do teste. Dados demográficos, como sexo e idade de pacientes, também serão utilizados. Todas as informações serão partilhadas de forma anônima, ou seja, respeitando o sigilo à identificação individual dos pacientes.

Com os resultados em mãos, o objetivo é utilizar a ferramenta de inteligência artificial de forma preditiva para apoiar o médico ou o profissional de saúde sobre as possibilidades de um paciente estar ou não com Covid-19.

Leia também: Mercado de dados fixos na América Latina tem aceleração via Covid-19

“O objetivo da parceria é desenvolver uma ferramenta que ajude e apoie o médico no momento do diagnóstico. Importante enfatizar que a aplicação dessa tecnologia não substituirá o diagnóstico do RT-PCR, teste molecular considerado padrão ouro na detecção do SARS-CoV-2”, analisa Dr. Edgar Rizzatti, diretor executivo Médico e Técnico do Grupo Fleury.

Além disso, o Grupo Fleury participa do projeto Radvid, plataforma capaz de identificar indícios da doença Covid-19 nos pacientes por meio de exames de imagens de raios-X e tomografias do tórax, a partir de algoritmos e tecnologia de inteligência artificial. O Grupo também é parceiro da Fapesp no Data Sharing/BR, primeiro repositório do Brasil com dados demográficos e exames clínicos e laboratoriais de pacientes que fizeram testes para Covid-19 em unidades laboratoriais e hospitais do Estado de São Paulo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.