Grupo DPSP amplia vendas online em mais de R$ 100 mi com prateleira infinita

Com solução da VTEX, estratégia foi integrar estoques das 1.500 lojas físicas do Grupo DPSP para minimizar perda de vendas

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3:48 pm - 18 de julho de 2024
Imagem: Reprodução

O Grupo DPSP – que reúne as drogarias São Paulo e Pacheco – adotou uma solução de prateleira infinita da VTEX para dar ao vendedor a visibilidade do estoque de todas as 1.500 lojas físicas da rede. Esse tipo de solução promete minimizar a perda de vendas por falta de estoque em lojas físicas, já que a tecnologia dá ao vendedor capacidade de consultar, em um aplicativo, o estoque geral em tempo real.

Fábio Schimidt, VP Solutions Engineering da VTEX, explica: “Imagine que o consumidor entre em uma loja física em busca de um produto, no entanto, o item não está mais disponível no estoque daquela loja. Sem uma estratégia de integração de todos os estoques, o cliente pode buscar o produto na concorrência, afinal, existem inúmeras alternativas disponíveis atualmente no mercado”.

A solução de prateleira infinita da VTEX unificou mais de 30 mil produtos do grupo, que vão desde medicamentos e produtos de higiene pessoal até produtos de limpeza e cuidados para a casa. Para a companhia, um dos grandes desafios foi tornar a ferramenta intuitiva e amigável para ser usada pelos mais de 27 mil colaboradores que realizam o gerenciamento de estoque nas lojas físicas.

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“Com a VTEX à frente da gestão da ferramenta, pensando na relação B2B, nossa equipe de tecnologia passou a dedicar mais atenção para o lado B2C do negócio, com estratégias mais robustas para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos nossos clientes”, complementa Leandro Rocha, Diretor de Canais Digitais do Grupo DPSP.

Segundo o executivo, a solução de prateleira infinita permitiu ainda ampliar o portfólio de produtos. Usando tecnologia para marketplaces, foi possível ofertar em maior escala produtos como suplementos alimentares e acessórios ortopédicos e hospitalares. “Esses itens exigem um espaço físico maior nas prateleiras das lojas — um desafio que é superado com o marketplace, onde prateleiras físicas viram categorias dentro dos sites”, explica.

Atualmente, 83% dos pedidos realizados nas drogarias do grupo são liberados para entrega ao cliente em até quatro horas, e cerca de 61% dos pedidos feitos online são retirados pelos clientes diretamente em lojas físicas. À medida que foi ganhando presença no e-commerce, o Grupo DPSP reduziu em 15% suas despesas operacionais nos últimos quatro anos.

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Redação

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