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Grupo Bellinati Perez aumenta recuperação e reduz custos de cobrança com uso de canais digitais

O segmento de cobrança vem passando por transformações significativas nos últimos anos, principalmente pela alta competitividade, disponibilização de novas tecnologias e aumento nos custos primários da atividade, que colocam os participantes deste mercado frente a um grande desafio de posicionamento e sobrevivência. Contudo, essas não são as únicas preocupações deste segmento. Outra mudança significativa está em um dos principais atores, o cliente devedor. Este, seguindo a tendência de clientes de outros mercados, está cada vez mais exigente na qualidade do atendimento, na agilidade de seus contatos e, principalmente, nos meios e canais disponíveis para comunicação com as empresas credoras.

Neste cenário, o desafio atual passou a ser: comunicar-se com o máximo de pessoas no menor espaço de tempo, fazendo o uso dos canais certos e de informação precisa para equilibrar a relação entre retorno e investimento.

Buscando justamente superar esses desafios e aprimorar seu processo de cobrança à clientes, o Grupo Bellinati Perez, que atua na recuperação de créditos para as principais instituições financeiras do País, implementou a solução Unique da PG Mais Resultado, integrada com o Portal de Negociação, para executar de forma eficiente e monitorada sua atividade de cobrança com o uso de canais digitais. Há mais de 6 anos no mercado, a PG Mais Resultado é uma empresa de inteligência, pesquisa e desenvolvimento em canais de comunicação e gestão do conhecimento.

Baseada em sua expertise, o Grupo Bellinati construiu suas estratégias de cobrança digitais, que foram executadas de forma disciplinada e automatizada pela plataforma Unique, com o auxílio de dashboards e soluções de Bussiness Analytics da PG, que proporcionaram um conhecimento detalhado das ações de cobrança e os resultados obtidos em cada estratégia. Com isso, a Bellinati pôde perceber a eficiência do processo de cobrança digital comparado ao processo de cobrança convencional. Além disso, a solução Unique também permitiu à empresa explorar e conhecer com base Analítica o perfil de clientes propensos a esse tipo de acionamento e seus melhores canais de contato.

“Através da nossa plataforma nosso cliente teve conhecimento e informação para planejar e executar cobranças utilizando-se de canais digitais, analisar a efetividade da cobrança digital, estudar o perfil de clientes que respondem melhor a acionamentos digitais e ainda conhecer o canal de preferência de cada grupo (cluster) de clientes”, aponta Paulo Gastão, CEO da PG Mais Resultado.

Em relação aos resultados financeiros obtidos no projeto foi possível demonstrar a eficiência do uso da cobrança digital. “A base de dados da solução Unique apresentou 18% a mais de recuperação de crédito, do que a base convencional de cobrança da empresa. A cobrança digital apresenta também um investimento muito menor quando comparado à cobrança tradicional, principalmente pelo fato de diminuir consideravelmente o número de recursos humanos envolvidos na recuperação”, comenta Rosiane Martinez, diretora de operações da Bellinati Perez.

Além dos benefícios financeiros obtidos no projeto (aumento de recuperação e redução de custos), a utilização da solução Unique pelo Grupo Bellinati Perez também oportunizou outros benefícios, como facilidade no acompanhamento dos resultados obtidos, identificação de perfil de clientes com propensão a negociação digital, identificação do canal de preferência dos clientes e redução de recursos humanos (operadores e backoffice operacional).

 

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