GRSA fortalece conectividade e segurança com soluções SonicWall

Seis Firewalls SonicWall NSa e 1000 SonicWall TZ protegem aplicações de gigante que conta com 36 mil funcionários no Brasil

Author Photo
1:11 pm - 15 de agosto de 2018
data center servidores data center servidores

A GRSA, rede de origem inglesa focada em soluções e serviços em alimentação, adotou soluções da SonicWall para melhorar a conectividade de seu ambiente, além de contribuir para o fortalecimento da infraestrutura de TI.

A companhia, que conta com 36 mil funcionários e 1,5 mil unidades de negócios, tinha como missão para a equipe de TI garantir a continuidade dos negócios e serviços de suas unidades remotas.

Fernando Ortiz de Oliveira, gerente de infraestrutura e segurança da GRSA, explica que todas essas unidades dependem completamente da conexão com os data centers para operarem suas aplicações – a principal é um sistema de front-end para ser usado no atendimento ao cliente final. A grande aplicação corporativa da GRSA é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP), enquanto o Microsoft Office 365 é a principal plataforma de produtividade dos funcionários da GRSA.

Para garantir a segurança e a disponibilidade dos serviços de TI, Oliveira e sua equipe passaram a usar de forma intensa os recursos de VPN SSL da plataforma SonicWall NSa e TZ. “Trata-se de um canal seguro, que nos dá total visibilidade sobre tráfego SSL”, comenta o executivo.

As VPNs construídas com tecnologia SonicWall permitem, ainda, que Oliveira separe o tráfego. “Consigo identificar o que é tráfego gerado pelas aplicações de negócios e o que é tráfego de Internet. A partir daí, posso priorizar o uso de maneira a administrar de forma efetiva o uso dos recursos vinculados à processos críticos para a empresa e seus negócios”, explica.

Soluções

Hoje, a GRSA conta com seis Firewalls de Próxima Geração SonicWall NSa implementados em seus data centers e 1000 SonicWall TZ operando em suas principais unidades de negócios.

O SonicWall Global Management System (GMS) é usado para fazer a gestão de todo o ambiente, incluindo pontos remotos, a partir de um único nó central. Essa plataforma de monitoramento contínuo e proativo é hoje ferramenta de gestão, controle, back-up e geração de relatórios.

Dentro da visão multi-função dos Firewalls NSa/TZ em operação dentro da GRSA há espaço, ainda, para o uso do anti-vírus de gateway já integrado à solução SonicWall. “Colhemos os resultados de uma escolha bem fundamentada tecnicamente, com custo competitivo e baixo TCO (Total Cost of Ownership)”, avalia Oliveira.

A entrada em cena da plataforma SonicWall colaborou para reduzir em 35% o número de chamadas ao Service Desk, avalia a empresa..

Equipe de segurança

A adoção da plataforma SonicWall dentro da GRSA foi o pontapé inicial para a formação de um time interno dedicado a segurança. “Trata-se de uma cultura importante para nós e que não cessa de evoluir dentro da GRSA. De peças de teatro a e-mails falsos de phishing que, em vez de trazer o malware para dentro da empresa, levam o usuário para uma página onde ele é convidado a fazer um treinamento sobre segurança, realizamos ações que ajudam nosso colaborador a se alinhar ao processo de transformação digital em nossa empresa.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.