Greve dos entregadores: entenda questões trabalhistas e reivindicações

#Brequedosapps ganha apoio de entregadores, celebridades e políticos de todo o Brasil

Author Photo
10:38 am - 01 de julho de 2020

Acontece nesta quarta-feira, 1º de julho, em todo o Brasil, o movimento de paralisação dos motoboys de aplicativos de delivery. Os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho, aumento no valor recebido pelas entregas, auxílio durante a pandemia e seguro contra roubos, entre outras demandas.

Nas redes sociais, Paulo “Galo” Lima, um dos coordenadores do movimento Entregadores Antifascistas, explica que a paralisação não tem objetivos políticos e não é organizada por nenhuma instituição específica. “A greve tem uma pauta: o aumento da taxa mínima, fim dos bloqueios injustos e auxílio aos entregadores que se contaminarem [com covid-19]”, diz.

Direitos trabalhistas

De acordo com a Tricia Oliveira, sócia do grupo trabalhista de Trench Rossi Watanabe, a paralisação dos entregadores durante um dia inteiro ocorre em meio a um cenário onde se discute acirradamente esse novo tipo de prestação de serviços. “O modelo jurídico tradicionalmente adotado no Brasil, resistente a mudanças, ainda que mínimas na legislação trabalhista, não estava, como ainda não está preparado para novas relações de trabalho, permanecendo essa classe à margem da legislação. Recentemente tivemos notícias de decisões trabalhistas que reconheceram o vínculo de emprego, ressaltando especialmente a precarização dos serviços. Outras decisões reconhecem o modelo autônomo com que esses trabalhadores se ativam e afastam a existência de uma relação de emprego entre os entregadores e as plataformas”, diz a especialista.

Para ela, a greve de 1º de julho traz luz a pontos mais urgentes e sensíveis relacionados ao dia a dia desses trabalhadores, independente do vínculo a ser reconhecido ou não entre eles as plataformas. O que se vê das reivindicações é que a categoria precisa ter garantido alguns direitos mínimos, bem como que sejam estabelecidas regras mais claras quanto as condições em que o serviço será prestado.”

Hoje, como são trabalhadores autônomos, os motoboys não têm nenhum direito garantido a eles sob a Consolidação das Leis Trabalhistas. Mas, de acordo com a especialista, é possível que as plataformas de delivery atendam algumas das exigências dos trabalhadores desde já. Para ela, empresas podem vir a se sensibilizar em relação a alguns pleitos e revisitar suas políticas de pagamento por quilometragem, taxa de entrega, pontuação para acesso a outras áreas de entrega e critérios para bloqueio, que são ações que não impactariam na modalidade da relação autônoma existente.

“As demais, dependeriam de uma legislação específica para possibilitar que as empresas tenham a segurança jurídica de garantir tais direitos sem o risco de que venham a ser interpretados como um reconhecimento tácito de uma relação de emprego, caso questionado futuramente por meio de uma ação trabalhista. Razão pela qual, as plataformas possivelmente venham a resistir a atender o pleito relacionado a auxílio borracheiro, alimentação, seguro roubo e acidente e licença remunerada em caso de doença”, explica a advogada.

O que dizem as plataformas

Em nota, a Rappi afirmou que “reconhece o direito à livre manifestação pacífica e busca continuamente o diálogo com os entregadores parceiros de forma a melhorar a experiência oferecida a eles. Antes da pandemia, eram realizados focus groups presenciais – cancelados naturalmente por ora – e, em virtude do momento, aumentamos nosso time de atendimento, com priorização do contato com o entregador, oferecendo suporte 24×7 por meio do aplicativo.”

“Reiteramos, ainda, que os entregadores parceiros têm total liberdade para se conectar ao nosso aplicativo sem restrições de tempo e sem exclusividade, e que não são bloqueados em decorrência de participação em manifestações no exercício de seus direitos. Os bloqueios na plataforma são restritos ao não cumprimento dos Termos e Condições e podem ser revistos por meio do aplicativo do entregador – abrindo um ticket dentro do seu app na seção Centro de Ajuda / Suporte / Minha Conta / Estou Desativado”, diz o comunicado.

Já o iFood, uma das maiores plataformas de delivery do Brasil, diz que “apoia a liberdade de expressão em todos as suas formas”. Em comunicado, a plataforma diz que “em nenhuma hipótese entregadores são desativados por participar de movimentos. Essa medida é tomada somente quando há um descumprimento dos Termos & Condições para utilização da plataforma e é válida tanto para entregadores, como para consumidores e restaurantes.”

O iFood ainda reitera que desativar indevidamente um entregador não é benéfico para a plataforma. “Os principais casos de desativação acontecem quando a empresa recebe denúncias e tem evidências do descumprimento dos termos e condições que pode incluir, por exemplo, extravio de pedidos, fraudes de pagamento ou, ainda, cessão da conta para terceiros”, completa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.