Governo mexicano investe em estratégia digital para integração de serviços

Author Photo
5:27 pm - 20 de outubro de 2015
Governo mexicano investe em estratégia digital para integração de serviços

É cada vez mais comum encontrar governos com uma estratégia de tecnologia bem definida e muito desse frisson vem do advento da digitalização, que força as autoridades a investirem em iniciativas como transparência de dados e oferta de serviços via web e aplicativos móveis. 

No México, como explicou o CIO da presidência Victor Lagunes, a intenção é trabalhar uma estratégia digital que melhore a prestação de serviços à população e traga mais eficiência ao governo. Tudo isso influencia processos de compra, interação com fornecedores e um amplo esforço de interoperabilidade entre sistemas e serviços das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

O executivo compartilhou tal estratégia em apresentação durante o IT Forum Latam, encontro realizado pela IT Mídia, em Miami, para CIOs de Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Lagunes lembrou que a estratégia digital do governo passa por cinco pilares: transformação digital, economia digital, transformação por meio da educação, saúde universal e inovação. 
Em transformação digital, como frisou o CIO, o objetivo é melhor entender as necessidades da população e, assim, trabalhar as ferramentas do governo para melhor atender às demandas. Problemas não faltavam e ainda continuam existindo, mas coisas simples, como conectividade entre os hospitais da rede federal, que causavam falhas de comunicação, estão sendo solucionadas. 

Outro ponto que eles têm trabalhado é a ampliação do acesso à banda larga – diversos países têm investido nessa frente, inclusive o Brasil, com o Banda Larga para Todos, entre outros programas – até para que as pessoas possam acessar os serviços que estão sendo criados via a plataforma Gob.mx.
“A plataforma gov.mx é a primeira interação da nuvem privada do governo federal e também da plataforma de serviços compartilhados, estamos agregando 6,5 mil serviços”, frisou Lagunes. Antes do início dessa plataforma, apenas 1% dos serviços governamentais eram consumidos digitalmente, já que cada serviço e organização tinha seu próprio site. “O que fizemos foi concentrar 6,5 mil serviços em uma plataforma e 8 mil sites em um site. Tem um trabalho tremendo de arquitetura do projeto e envolve os três níveis de governo (federal, estadual e municipal), trabalhamos com 2,5 mil municípios. A ideia agora é amadurecer processos para trabalhar a interoperabilidade disso tudo”, completou.

A plataforma de serviços digitais já está em produção, embora ainda não tenha sido feito um lançamento oficial por parte do governo mexicano. Ainda assim, Lagunes diz que pelos acessos, é facilmente percebido o apetite dos cidadãos por esse tipo de facilidade.

Para que tudo dê certo e rode da melhor maneira possível, a equipe de Lagunes tem executado não apenas a estratégia de inovar e buscar as melhores formas de atender o cidadão, mas também uma maneira de revolucionar o processo de compra, o relacionamento com os fornecedores e até quebrar paradigmas do setor público. “Estamos, por exemplo, ativando nuvens públicas dependendo dos dados que serão acessados. Usamos Google Apps, Office 365 e outros provedores para alguns tipos de serviços. Algumas instâncias tinham 180 servidores de e-mail, isso não fazia sentido”.

O que eles pregam o tempo inteiro na TI da presidência é que a eficiência do governo está atrelada ao processo de digitalização. Ou seja, ou faz, ou faz. Na relação com a indústria, Lagunes comentou que já foram firmados 19 contratos estratégicos com empresas como Microsoft, Google, Oracle e SAP para uso de aplicações como ERP, CRM, BPM, entre outros. “Foram negociações exaustivas. Fazemos uma avaliação antes e, apenas depois, assinamos os contratos, dentro de um processo que envolve também negociação de preços para os três níveis de governo.”

Também fortemente explorado por Lagunes foi o tema da inovação, para o qual o governo tem se preparado por meio de programação de aproximação com startups com a criação de uma plataforma – ainda em beta – para melhorar a interação entre agentes como incubadoras e aceleradoras, de maneira a ampliar a interação do ecossistema de inovação mexicano.

“A inovação está focada em três pontos: interna, interação com ecossistema de inovação e soluções podem ser implantadas no governo. As vezes o governo não tem como ser tão disruptivo, tudo tem que estar muito estável. Até desejaria ser mais disruptivo, mas precisamos de estabilidade para as ferramentas. Para ajudar neste sentido, temos um programa que junta os inovadores do governo com os de fora para haver uma troca de ideias mesmo e aproveitarmos o que está sendo criado fora das instâncias governamentais.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.