Governo define novo cronograma de desligamento do sinal analógico no Brasil

Author Photo
7:16 pm - 29 de maio de 2017

O novo cronograma de desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil foi publicado nesta segunda-feira (29/05) no Diário Oficial da União (DOU). O desligamento nas cidades de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Sobral (CE) e Salvador (BA), anteriormente agendados para 26 de julho, foram adiados. A capital mineira e região no entorno ficou para o dia 8 de novembro, enquanto nas outras regiões serão no dia 27 de setembro.

De acordo com o novo calendário, apenas o agrupamento de cidades de Recife (PE) passará pelo processo de desligamento da TV analógica em 26 de julho.

A previsão de desligamento no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES) está mantida para 25 de outubro. No dia 29 de novembro, Campinas (SP), Franca (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP) e a região do Vale do Paraíba (SP) – que também tiveram suas datas alteradas – vão encerrar as transmissões analógicas.

A edição da Portaria nº 2992 atende a um pedido do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável, juntamente com o MCTIC, pela implantação da TV digital no Brasil.

Roberto Ramos Colletti, coordenador-geral substituto de Televisão Digital da Secretaria de Radiodifusão do MCTIC, explica que foi pleito dos radiodifusores, para que tivessem mais tempo para se digitalizar. “Além disso, a EAD [Empresa Administradora da Digitalização], responsável pela distribuição dos conversores digitais à população de baixa renda do Cadastro Único, também se manifestou a favor do adiamento, por entender que a distribuição de conversores com o cronograma antigo estaria além do limite da sua capacidade. O Gired, por sua vez, encaminhou o pleito ao ministério, que entendeu ser legítimo”, disse.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.