Governança tira o sono das empresas, alerta estudo

A governança é a principal preocupação nas empresas, com 50% dos entrevistados relatando que suas iniciativas de gerenciamento de dados estão “todas” ou “na maior parte” focadas neste item. É o que indica estudo realizado pelo ASG Technologies Group.

Produzido a partir de pesquisa com 200 Chiefs Information Officer (CIOs), o relatório indica, ainda, que 53% dos líderes apontam que, embora suas operações tenham feito progressos ao lidar com dados pessoais em conformidade com as necessidades de segurança e a legislação, ainda há muito a ser feito para garantir que as informações estejam completamente em conformidade e seguras.

Com a implementação do General Data Protection Regulation (GDPR) pela União Europeia e vários países iniciando a divulgação de leis locais para proteção de dados, as empresas estão diante de uma enorme pressão para estabelecer e sustentar políticas de governança. Ao mesmo tempo, essas companhias precisam encontrar maneiras eficientes para analisar os dados já disponíveis de forma a impulsionar o desempenho e a competitividade de seus negócios.

Investimento em governança de dados

Para superar esses desafios, 35% dos CIOs reportam que irão investir mais em governança de dados em 2019, e 28% dizem que vão aumentar os investimentos em Linhagem de Dados – que investiga e promove maior integridade às informações.

Outras descobertas

70% dos CIOs que participaram da pesquisa reportaram a implementação de catálogos de dados com autoatendimento ou de ferramentas de Business Intelligence para permitirem aos usuários acessar e aproveitar os dados;
50% dos CIOs acreditam que melhores ferramentas de gerenciamento de dados baseadas em autoatendimento podem reduzir pela metade as solicitações de dados dos usuários, aliviando as equipes de TI;
81% das equipes de TI usam dados corporativos, comparado com 64% das equipes de finanças, 63% das equipes de marketing e 57% das equipes de desenvolvimento de negócios;
66% dos CIOs informaram que apenas metade dos ativos de suas organizações estão disponíveis digitalmente e outros 30% informaram que apenas três quartos de seus dados já foram colocados em ambiente digital.

 

Recent Posts

Minsait: só 10% empresas tem plano estratégico de IA

A inteligência artificial, principalmente a generativa, ganhou tanta atenção do mundo dos negócios que estudos…

3 horas ago

Mais de 2 bilhões de cookies vazados na dark web são do Brasil

O Brasil ocupa o primeiro lugar entre 244 países com mais de 2 bilhões de…

4 horas ago

Redbelt: 3 vulnerabilidades a serem corrigidas na indústria de commodities

A indústria de commodities, sejam agrícolas, animais, minerais, energéticos ou ambientais, virou alvo dos cibercriminosos,…

4 horas ago

Fintech SumUp anuncia captação de € 1,5 bilhão

A fintech britânica SumUp anunciou na terça (7) que captou € 1,5 bilhão (cerca de…

5 horas ago

OpenAI desenvolve ferramenta para criadores controlarem uso de seu conteúdo em IA Generativa

A OpenAI anunciou o desenvolvimento de uma nova ferramenta chamada de Media Manager, buscando proporcionar…

6 horas ago

TikTok processa governo dos EUA em disputa constitucional por possível banimento

O TikTok entrou com um processo contra o governo dos Estados Unidos, nesta terça-feira, em…

6 horas ago