Google traz ao Brasil aplicativo gratuito que ensina programação

Disponível em português, Grasshopper utiliza linguagem simples e atrativa para quem é iniciante na área

Author Photo
3:22 pm - 08 de junho de 2021
grasshopper google Reprodução/Google

Brasileiros poderão acessar a partir desta terça-feira (08) uma versão em português do Grasshopper, aplicativo desenvolvido pelo Google com o objetivo de ensinar programação de uma forma simples e gratuita.

Criado por uma equipe de programadores do Google em sua incubadora para produtos experimentais, a Area 120, o Grasshopper é voltado para iniciantes na área e conta com lições interativas de JavaScript, linguagem utilizada por mais de 70% dos programadores.

“Programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso”, diz Susana Ayarza, diretora de marketing do Google.

A metodologia do aplicativo é baseada em tarefas interativas, incluindo quebra-cabeças visuais, que instigam os alunos a utilizar os principais conceitos de codificação, como funções, loops e variáveis. Com o Grasshopper, é possível aprender técnicas como: criar animações ou resolver problemas utilizando códigos, ou ainda construir um site com HTML e CSS.

Além do conteúdo localizado para as aulas, brasileiros também terão acesso a suporte e feedback em português. O Grasshopper está disponível para Android e desktop.

Desde o lançamento do Grasshopper, em 2018, um milhão de pessoas passaram pelo menos uma hora aprendendo a codificar por meio do aplicativo. A inclusão de mais mulheres no setor da tecnologia é um dos objetivos principais do Grasshopper, cujo nome é homenagem a Grace Hopper, uma das pioneiras na programação de computadores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.