Google testa recurso que permite a usuários criar perfil próprio para incluir na busca

Ferramenta, já existente nas buscas relacionadas a celebridades, está em fase de experimentação na Índia

Author Photo
4:00 pm - 18 de agosto de 2020

O Google anunciou na semana passada ter iniciado os testes para a criação de um novo sistema de perfil público, chamado people cards (ou cartões pessoais, em tradução livre).

Nele, os usuários poderiam logar em sua conta google e criar um perfil que compreenda informações como links de sociais, trabalho e uma mini biografia. Ao procurar pelo nome na busca, a ferramenta da empresa apresentaria os perfis disponíveis. 

“Quando você pesquisa o nome de alguém e há um cartão disponível, você verá um módulo com o nome, profissão e localização, que você pode tocar para ver o cartão. Para pessoas que compartilham o mesmo nome, você verá vários módulos, e as informações podem ajudá-lo a distinguir entre as diferentes pessoas para encontrar quem você está procurando”, explicou a empresa em postagem. 

Na prática, o serviço será bem parecido com a funcionalidade que já existe quando se busca por algum famoso, com um quadro de informações que relacionados à pessoa aparecendo no canto superior direito da tela. 

Com o novo recurso, a empresa pretende expandir essa possibilidade para mais pessoas, especialmente para empreendedores ou profissionais que desejem expandir sua presença em plataformas on-line. 

Cada Conta Google só poderá criar um único cartão, que será autenticado via número de telefone, e os usuários poderão excluir ou editar seus cartões sempre que desejarem. Prevendo fraudes, a empresa informou que permitirá aos usuários sinalizar cartões com informações incorretas ou que possam ter sido criadas por um impostor.

Por enquanto, o people’s cards está em teste apenas na Índia, nas buscas feitas pelo idioma inglês. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.