Google retira serviço de app que identificava aplicativos chineses nos smartphones dos usuários

O app indiano Remove China Apps foi retirado do Google Play em meio a confrontos políticos e territoriais entre China e Índia

Author Photo
1:00 pm - 05 de junho de 2020

Remove China Apps, aplicativo desenvolvido pela marca indiana OneTouch AppLabs para detectar e remover aplicações desenvolvidas no país chinês, foi excluído do Google Play nesta terça-feira (2) devido à “violações de políticas” da gigante de tecnologia.

A Google retirou o serviço depois que o app foi baixado 4,7 milhões de vezes na Índia entre 27 de maio e 1º de junho, de acordo com dados da Sensor Tower. Os dois países têm décadas de confrontos territoriais. E conforme divulgado na imprensa internacional, China e Índia estão reunindo milhares de soldados em uma fronteira disputada em uma área remota do Himalaia.

Além disso, a popularidade do app ocorre após o incômodo com o influxo de empresas de tecnologia chinesas e com a decisão de Nova Délhi de reforçar as regras de investimento direto estrangeiro para empresas chinesas.

Desde o primeiro trimestre de 2020, os fabricantes chineses de smartphones representavam mais de 70% do mercado indiano, segundo a Counterpoint Research. Os aplicativos chineses também fizeram grandes incursões no país.

Segundo porta-voz do Google, a remoção do app foi realizado “devido a violações da política”, entretanto os desenvolvedores podem recorrer à decisão. “Quando as violações dessas políticas são identificadas, temos um processo estabelecido de trabalho com os desenvolvedores para ajudá-los a encontrar soluções”, disse ele em comunicado.

Panorama geopolítico

Hannah Bailey, Pesquisadora do Oxford Internet Institute, disse ao jornal Financial Times que as três maiores preocupações em torno da disseminação desses aplicativos eram censura, segurança de dados e o potencial de propaganda computacional e disseminação de uma agenda pró-Pequim.

Como o dispositivo procurou o pacote de aplicativos instalado em vez de detalhes sobre armazenamento ou localização – para identificar os apps de origem chinesa no smartphone do usuário – não havia problemas aparentes com o aplicativo do ponto de vista de segurança.

Sharma também disse que alguns aplicativos seriam difíceis de substituir. Mitron, um rival do TikTok que atingiu 10 milhões de downloads na Índia em um mês e meio, foi removido esta semana da Google Play Store em meio a acusações na mídia indiana sobre falhas de segurança e código reciclado.

“O desenvolvimento de um aplicativo seguro, com foco na privacidade e em uma interface interativa do usuário, exige muito esforço e testes”, disse Sharma ao FT. O Google citou a violação de uma política de conteúdo repetitivo.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.