Google reduz taxa da Play Store para pequenos desenvolvedores a partir de julho

Taxa de 30% será cortada pela metade para aqueles com até US$ 1 milhão de receita anual

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6:30 pm - 17 de março de 2021
Play Store Aplicativos Android Adobe Stock

O Google anunciou nesta semana uma redução na comissão cobrada de desenvolvedores que distribuem seus aplicativos na Play Store. A taxa será cortada pela metade a partir de 1º de julho, quando passa a ser de 15%.

A redução é válida para desenvolvedores de apps com receitas abaixo de US$ 1 milhão por ano. Segundo a empresa, isso representa 99% de todos os produtores de apps do Android.

“Esses são recursos que podem ajudar os desenvolvedores a escalar em uma fase crítica de seu crescimento, contratando mais engenheiros, aumentando sua equipe de marketing, aumentando a capacidade de seus servidores e muito mais”, afirma a companhia.

A mudança vem em linha com uma redução promovida pela Apple em novembro do ano passado. Na ocasião, a Maçã também passou a comissão de 30% da App Store para 15%, aliviando a cobrança feita a pequenos desenvolvedores.

Tanto para a App Store quanto para o Google Play, produtores de apps que ficam acima dos US$ 1 milhão de faturamento por ano voltam à categoria de 30% de comissão – sob o valor acima do milhão inicial.

A nova política de ambas companhias é decorrente de uma série de críticas da qual viraram alvo, acusadas de práticas de monopólio na distribuição de aplicativos. As críticas são lideradas pela Epic Games, que teve o jogo mobile Fortnite removido de ambas plataformas após questionar – e tentar contornar – as taxas.

Após o incidente, a empresa moveu processos antitruste contra ambas companhias. Nesta terça-feira (16), após o anúncio da redução de taxas feito pelo Google, Tim Sweeney, CEO da Epic, afirmou que é “assustador para a indústria de tecnologia” ver a Google e a Apple “alinharem suas práticas monopolistas”.

“Em um mercado livre de aplicativos, as taxas seriam muito mais baixas para todos por conta da competição, não sujeitas às táticas de ‘dividir para conquistar'”, afirmou.

“É uma jogada em benefício próprio: a maioria dos desenvolvedores terá essa nova taxa de 15% e, portanto, estará menos inclinados a lutar, mas a maior parte da receita vem de aplicativos com a taxa de 30%. Assim, a Google e a Apple podem continuar a inflacionar os preços e enganar os consumidores com suas taxas”, completou.

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