Notícias

Google Pay agora aceita pagamentos por débito online

Nesta segunda-feira (14), o Google Pay ganhou mais uma novidade no Brasil. Durante evento na cidade de São Paulo, o Google lançou o recurso de pagamento por débito online. Segundo a empresa, a ideia é tornar seus produtos mais acessíveis e inclusivos para todos os usuários.

O Google Pay já funciona normalmente no Brasil em pagamentos por aproximação desde 2017. Agora, portanto, o serviço de pagamentos pode se tornar um pouco mais abrangente.

Os pagamentos por débito online com o Google Pay funcionam em compras por dispositivos Android. Isso inclui, além dos smartphones, dispositivos wearables e compras em aplicativos parceiros do serviço.

Segundo o Google, esta “é uma função inédita criada especificamente para o mercado de pagamentos do Brasil”.

Compras em plataformas online (em aplicativos) têm se tornado cada vez mais comum. Segundo estudo da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 61% dos internautas fizeram alguma compra usando aplicativos de lojas nos últimos 12 meses.

Comprar por aplicativos, segundo os entrevistados da pesquisa, é atrativo por causa da facilidade (52%). Outros 46% afirmaram que os motivos estão ligados à praticidade e rapidez; 41% porque encontram produtos ou serviços com melhores preços; 26% por causa da possibilidade de organizar melhor as compras.

No Brasil, em 2017, segundo dados do Banco Central, tivemos cerca de 323,71 milhões de cartões de débito emitidos. Destes, 107,59 milhões são ativos. No mercado de crédito, são 150,15 milhões de cartões emitidos e 81,97 milhões ativos.

Já em 2018, o número de cartões de crédito subiu para 183,6 milhões, com cerca de 98,7 milhões ativos. Este é um crescimento de 16,2% e 16,3% na comparação com o quarto trimestre de 2017, respectivamente.

“Esse é apenas o começo”

O Google explica que a experiência de compra, utilizando tokens, não permite que o varejista tenha acesso aos dados do cartão. Neste primeiro momento, são compatíveis com a função de débito clientes do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú.

Cartões de bandeira Visa, Elo e Mastercard são compatíveis; bem como lojistas como CittaMobi, Claro, Grin, iFood, Ingresso.com, Rapi e outros.

A companhia ainda destaca que qualquer lojista online, independente do tamanho, pode utilizar o Google Pay. Usuários que possuam cartão com múltipla função (crédito e débito) podem escolher, no momento de pagamento, com qual modalidade finalizará o pagamento.

Para impulsionar a utilização do Google Pay, os parceiros selecionados vão oferecer descontos e benefícios a usuários que pagarem com débito pela plataforma.

Com informações de: Google Brasil, SPC Brasil, Valor, PE&GN.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

13 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

15 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

15 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

17 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

17 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

18 horas ago