Google oferece curso gratuito para desenvolvimento de Kotlin para Android

On-line e em inglês, o curso é voltado para pessoas com diferentes níveis de experiência em programação

Author Photo
1:00 pm - 21 de julho de 2020

A Google lançou na última quinta-feira (16) o novo curso on-line gratuito para pessoas sem experiência em programação aprenderem a criar aplicativos para Android com base na linguagem de programação Kotlin.

Chamado Android Basics in Kotlin, o curso está em inglês e ensina a linguagem que, segundo a empresa, está rapidamente ganhando força na indústria. De 2018 a 2019, o Indeed Hiring Lab encontrou um aumento de 76% nos empregos com Kotlin – nos Estados Unidos, postados no site Indeed.

De acordo com a gigante de tecnologia, o desenvolvimento no Android é o primeiro da Kotlin, e 60% dos desenvolvedores profissionais do Android já adotaram a linguagem. Na Play Store, 70% dos 1.000 principais aplicativos usam a Kotlin, segundo comunicado da Google.

A empresa reforça o anúncio do seu novo curso lembrando que uma pesquisa recente do Stack Overflow Developer mostrou que quase 40% dos desenvolvedores profissionais que estudaram na universidade não receberam um diploma formal em ciência da computação ou engenharia de software.

“O objetivo é expor você às ferramentas e recursos que os desenvolvedores profissionais do Android usam. Com a prática, você aprende os fundamentos da programação. Ao final do curso, você terá concluído uma coleção de aplicativos Android para começar a criar um portfólio”, diz o comunicado da empresa.

O curso de noções básicas oferece instruções passo a passo sobre como usar o Android Studio para criar aplicativos e como executá-los em um dispositivo Android (ou dispositivo virtual).

Ele é dividido em unidades, onde cada unidade é composta de uma série de trilhas. No final de cada etapa, há um questionário para avaliar o que o aluno aprendeu até aquela fase. Então é realizado um teste e se o aluno for aprovado, ganha um selo que pode ser salvo no perfil de desenvolvedor do Google.

O curso é gratuito para qualquer pessoa. Os conhecimentos básicos de informática e as habilidades matemáticas básicas são pré-requisitos recomendados. A unidade 1 do curso já está disponível e mais unidades serão liberadas assim que estiverem disponíveis, segundo a empresa.

Além desse novo curso, a empresa de Mountain View disponibilizou anteriormente outras especializações relacionadas com a tecnologia: Android Kotlin Fundamentals, Kotlin Bootcamp for Programmers e Advanced Android in Kotlin.

*Com informações da ZD Net

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.