Google Lens agora consegue identificar textos em imagens do Google Fotos

Atualizações permitirão que um usuário pesquise por texto direto na biblioteca de imagens do Google

Author Photo
5:24 pm - 23 de agosto de 2019

O Google anunciou nessa quinta-feira (22), via Twitter, que está lançando novos recursos de inteligência artificial para sua plataforma de reconhecimento e análise de imagem, o Google Lens.

No caso, as atualizações permitirão que um usuário pesquise por texto direto na biblioteca de imagens do Google Fotos. Usuários também conseguirão buscar por textos longos em capturas de tela direto na galeria de imagens.

As atualizações de inteligência artificial do Google Fotos foram anunciadas, pela primeira vez, durante a conferência de desenvolvedores do Google, ainda, em 2017. Sundar Pichai, CEO do Google, comemorou na época, que um recurso usaria inteligência artificial para entender e analisar o contexto de uma foto, lendo e identificando texto escrito.

De acordo com o The Verge, os novos recursos utilizam uma técnica conhecida como reconhecimento óptico de caracteres (OCR), com a opção de copiar e colar baseada na capacidade existente do Google Lens de entender e extrair o texto encontrado nas fotos, seja uma captura de tela ou uma foto de um sinal ou documento físico.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.