Notícias

Google lança no Brasil Nest Audio, assistente inteligente de nova geração

O Google anunciou na terça-feira (6/4) o lançamento do Nest Audio, que traz o assistente inteligente da companhia integrado à caixa de som. É o segundo aparelho da linha Nest que é lançado no Brasil, o primeiro sendo o Nest mini. De acordo com a companhia, o foco do produto visa a qualidade de som “de estúdio”. Uma equipe de especialistas em áudio, incluindo aí músicos, produtores musicais e designers de som, participaram da concepção e desenvolvimento da caixa de som inteligente.

Assim, como no Google Nest mini, o Nest Audio se vale de capacidades de Machine Learning para aprender e otimizar rotinas daqueles que dialogam com o aparelho a partir do comando “OK, Google”. Toda a configuração se dá a partir do aplicativo Google Home. Mirando também o futuro das casas inteligentes, onde aparelhos “se conversam”, o dispositivo consegue automatizar algumas funções, como ligar e desligar lâmpadas inteligentes de parceiros Google. Com Chromecast também integrado, é possível iniciar séries e filmes na TV por meio de comandos de voz.

O Google anunciou o Nest Audio ao mercado, pela primeira vez, em setembro de 2020 para substituir a sua primeira aposta em assistentes pessoais por voz, o Google Home lançado em 2016. Desde então, o mercado de assistentes pessoais por voz ganhou competidores e outras vozes. No Brasil, o principal concorrente do Nest Audio e mini é o Echo Dot, da Alexa.

Questão de privacidade

Aparelhos conectados e habilitados por voz têm levantado questões acerca da privacidade desde os primeiros lançamentos. Afinal, quando se “convida” à própria casa ou escritório um assistente pessoal conectado à nuvem das gigantes de tecnologia, subentende-se que a vida privada poderia ser transmitida e escutada. Diferente de concorrentes, como é o caso da Echo, da Amazon, o Google reforça a função de um botão posicionado na parte traseira do Nest Audio. Ele atua para ligar e desligar o microfone do aparelho, o que indica que, uma vez desligado, ele não escutará os diálogos ou ruídos ao seu redor.

“A qualquer momento, é possível controlar quais dados são usados para personalizar as experiências e apagar o histórico de ações e pesquisas”, afirma a companhia em comunicado.

O novo Google Nest Audio está disponível no Brasil com preço sugerido de R$ 849 e pode ser encontrado em varejistas (físico e online). No Brasil, aparelho vem disponível em duas cores – giz e carvão. É compatível com Android e iOS.

Recent Posts

MakeOne anuncia nova divisão focada em soluções de inteligência artificial

A MakeOne, empresa de soluções de comunicação unificada, mobilidade, CX e consultoria, anunciou sua nova…

7 horas ago

33% das empresas no Brasil aproveitam inovações tecnológicas para atingir metas de sustentabilidade, aponta estudo

Em um estudo recente intitulado "The Global Sustainability Barometer", realizado pela Ecosystm e divulgado pela…

10 horas ago

Investigação da Justiça dos EUA examina alegações de fraude na Tesla

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos lançou uma investigação sobre a Tesla, visando alegações…

11 horas ago

Restrições dos EUA à Huawei impactam receita da Intel e mercado de semicondutores

As recentes restrições impostas pelos Estados Unidos à Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações…

12 horas ago

HP lança programa para parceiros focado em venda de IA

A HP anunciou essa semana o “go-live” de um conjunto de novos benefícios para parceiros…

13 horas ago

Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude

A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em…

14 horas ago