Google lança hub on-line para desenvolvedores do Chrome OS

Lançamento do ChromeOS.dev acompanha crescimento das vendas do Chromebook nos Estados Unidos

Author Photo
10:00 am - 17 de agosto de 2020

A Google apresentou na quarta-feira (12) o ChromeOS.dev, hub on-line com recursos do Chrome OS para desenvolvedores técnicos, designers, gerentes de produto e líderes de negócios. O crescimento das vendas do Chromebook levou a marca a incentivar os desenvolvedores a criar mais aplicativos otimizados para dispositivos de tela grande.

Alguns novos recursos para os desenvolvedores do Chrome OS incluem suporte ao Android Emulator no Chrome OS, dando aos desenvolvedores a capacidade de testar seus aplicativos para qualquer versão e dispositivo Android, segundo postagem do blog sobre o lançamento.

O lançamento foi impulsionado pelo aumento das vendas do Chromebook, que cresceram 127% entre março e junho deste ano, em comparação com o mesmo período em 2019. Enquanto isso, o restante da categoria de notebooks cresceu 40%, ano a ano, nos Estados Unidos, de acordo com dados do Grupo NPD.

“Desde o primeiro dia, nosso objetivo tem sido ajudar os desenvolvedores em todos os níveis de habilidade a criar experiências de aplicativos simples, poderosas e seguras para todas as plataformas. Como nossa nova realidade cria uma necessidade maior de aplicativos úteis e envolventes em dispositivos de tela grande, estamos trabalhando muito para agilizar o processo, tornando o Chrome OS mais versátil, personalizável e intuitivo”, disse Iein Valdez, Chefe de Relações com Desenvolvedores do Chrome OS, no blog.

Segundo a empresa, o ChromeOS.dev, disponível em inglês e espanhol (com outros idiomas em breve), apresenta as últimas notícias, anúncios de produtos, documentação técnica e exemplos de código de aplicativos populares. A ferramenta é voltada tanto para desenvolvedores da web, Android ou Linux que está apenas começando, quanto para um especialista certificado.

Também é possível revisar as diretrizes atualizadas de layout do Chrome OS e UX App Quality com informações úteis sobre os componentes da IU, navegação, fontes, layouts e tudo o que é necessário para criar aplicativos e jogos de classe mundial para o Chrome OS.

“Como um destino on-line totalmente de código aberto, o ChromeOS.dev foi projetado considerando todos os princípios e métodos para criar Progressive Web Apps (PWAs) altamente capazes e confiáveis, garantindo que os desenvolvedores sempre tenham acesso rápido e fácil às informações de que precisam – mesmo quando estão off-line”, diz Valdez no comunicado.

Novos recursos para desenvolvedores do Chrome OS:

  • Terminal Linux Personalizável;
  • Suporte ao Android Emulator;
  • Implante aplicativos diretamente no Chrome OS;
  • Assistente de projeto aprimorado no Android Studio;
  • Suporte atualizado de verificações de lint do Android;

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.