Google lança curso gratuito sobre machine learning para jornalistas

Curso é online, gratuito e está disponível em 17 idiomass

Author Photo
12:00 pm - 16 de maio de 2020
curso gratuito para jornalistas curso gratuito para jornalistas

O Google lançou o curso “Introdução ao machine learning”, voltado a jornalistas do mundo todo e planejado em colaboração com a iniciativa Journalism AI, da London School of Economics and Political Sciences, e a VRT News, da Bélgica. O treinamento é gratuito, está disponível em 17 idiomas, entre eles o português.

O curso é composto por oito aulas que buscam apresentar o potencial do aprendizado de máquina para jornalistas nas redações por meio de pesquisa e treinamento. O objetivo é ajudar os profissionais a refletirem sobre como inteligência artificial pode ser usada de forma útil e responsável para aprimorar reportagens e demais produções jornalísticas.

O treinamento oferece desde ensinamentos básicos sobre aprendizado de máquinas, passando por diferenciação de inteligência artificial e machine learning, diferentes métodos sobre o assunto e até sobre o viés algorítmico em machine learning.

Fabiana Zanni, responsável pelo News Lab do Google Brasil, afirma que este tipo de conhecimento pode ser um diferencial para as redações. “O curso é parte do esforço da Google News Initiative de, pensando no futuro, fortalecer o jornalismo e ajudá-lo a inovar”, diz. “Atualmente, diante do acesso a grandes volumes de dados no nosso dia a dia, é essencial para o jornalista entender como esse tipo de recurso pode ajudá-lo a trabalhar com essas bases e tirar delas sentido e informação relevante para o leitor.”

Esse e outros cursos para profissionais de jornalismo estão disponíveis gratuitamente na plataforma da Google News Initiative, dentre eles estão Jornalismo de Dados, Reportagem Investigativa, Publicação e Monetização e Jornalismo Ambiental.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.