Chip de segurança da Google promete avanço no mercado de nuvem

O Google começa a preparar os detalhes técnicos do seu novo chip Titan, que deverá ser divulgado nesta quinta-feira (24/08). O hardware é um recurso de segurança elaborado para sua rede de computação em nuvem, com o objetivo de avançar no mercado dominado pelos concorrentes Amazon e Microsoft.

O dispositivo é do tamanho de um pequeno brinco que o Google instala em cada um dos servidores e placas de rede que ocupam seus centros de dados dedicados a alimentar seus serviços de nuvem. Com esse chip de segurança, o Google espera avançar no mercado mundial de computação em nuvem, segmento que o Gartner, instituto de consultoria de tecnologia, prevê que valha em torno de US$ 50 bilhões.

O Titan verifica o hardware para garantir que não tenha sido adulterado, segundo Neal Mueller, chefe de marketing de produtos de infraestrutura para o Google Cloud Platform. Se alguma coisa estiver alterada, o chip impedirá que a máquina seja iniciada.

Titan e o avanço no mercado da nuvem

O Google quer crescer no mercado mundial de nuvem. Hoje, segundo o Synergy Research Group, a Amazon tem 41% de participação, seguida pela Microsoft, com 13%, e Google, com 7%. O Titan, que foi anunciado em março, faz parte da estratégia do Google para diferenciar seus serviços e atrair clientes empresariais de setores com regulamentos complexos, como os de instituições financeiras e o campo médico. O Google usa o Titan para proteger os servidores que executam seus serviços, como o motor de buscas, Gmail, e o YouTube. A empresa se mostra otimista e diz que o chip já está dando resultado.

Um dos motivos que levaram ao desenvolvimento do Titan é a preocupação de operadores de centro de dados. Cibercriminosos e hackers têm condições de invadir os servidores a partir da montagem, feita principalmente por empresas de hardware na Ásia, ou seja, antes mesmo de chegar aos Estados Unidos.

Recent Posts

Atos faz upgrade de sistema de geoprocessamento da Cemig

A Atos anunciou essa semana a conclusão de um projeto de modernização do sistema de…

60 minutos ago

Tecnologia espacial da Embrapa vai mapear aquicultura no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma tecnologia de imagem por satélite…

2 horas ago

Parceiros Nutanix estão animados com oportunidades de negócios geradas após movimentações do mercado

A Nutanix, fornecedora de soluções hiperconvergentes, tem como seu modelo de negócios a venda via…

2 horas ago

A governança de dados como pilar fundamental nas organizações

A era da informação trouxe consigo um volume exponencial de dados, que se tornaram o…

2 horas ago

Deal compra controle da portuguesa Sysvision para ampliar internacionalização

A consultoria brasileira Deal anunciou essa semana a compra do controle da portuguesa Sysvision, multinacional…

3 horas ago

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

19 horas ago