Notícias

Google lança acordo com operadora da Índia para lançar G Suite no país

A Google Cloud anunciou nesta semana uma parceria com a Airtel, terceira maior operadora de telefonia na Índia, para oferecer os produtos G Suite às grandes e pequenas empresas que são clientes da marca.

De acordo com a própria Airtel, a companhia possui mais de 325 milhões de assinantes dentro do país. Sendo que, desse total, a marca reúne 500 mil empresas de médio porte e 2,5 mil companhias de grande porte.

  • Leia mais na IT Trends:

Como a cultura digital afeta sua vida profissional

Quais são as vantagens de ser um pequeno negócio

Com o contrato, cujo valor não foi informado, a gigante de Mountain View espera se consolidar dentro do mercado indiano de cloud computing, que deve gerar cerca de US$ 7 bilhões nos próximos três anos, de acordo com a consultoria Nasscom.

A marca comandada por Sundar Pichai não é a primeira a realizar esse tipo de parceria: em agosto de 2019, a Microsoft fechou um contrato com a Reliance Jo, maior operadora do país, para oferecer as soluções do pacote Office365 e a plataforma de nuvem Azure.

Apesar de não contar com nenhum contrato semelhante no momento, a Amazon (que possui a companhia de nuvem AWS) não fica para trás quando se fala em investimentos na Índia. Em visita ao país na semana passada, o CEO Jeff Bezos anunciou investimentos na casa de US$ 1 bilhão para fomentar os negócios das PMES. No caso, dentro do mercado de venda on-line.

Ajuste de expectativas

Com mais de 1 bilhão de habitantes e uma população que, só agora, começa a ter acesso a uma internet estável e com maior qualidade, a Índia é dos mercados mais visados pelas multinacionais de tecnologia, que encontram na região um local para expandir seus negócios e manter crescimento.

Além da concorrência entre si, as marcas precisam lidar com a própria política indiana, bastante protecionista. Uma das alternativas encontradas está no estabelecimento de parcerias com empresas locais — como o acordo feito agora pelo Google e, anteriormente, o da Microsoft.

*Com informações do TechCrunch

Recent Posts

4 indicadores para empresas se manterem à frente na cultura de dados

O crescimento da inteligência artificial generativa (GenAI) fez com as organizações prestassem mais atenção ao…

26 minutos ago

Um terço das organizações no Brasil usa tecnologia em metas de sustentabilidade

Um estudo divulgado recentemente pela Kyndryl, feito em parceria com a Microsoft, concluiu que são…

1 hora ago

Saúde é o terceiro setor mais atacado pelo cibercrime no Brasil em 2024

Um levantamento da Kaspersky divulgado recentemente registrou mais de 800 bloqueios de ataques de ransomware…

2 horas ago

Chief AI Officer: 98% dos líderes de TI e dados querem um líder de IA

Um novo C-level, o Chief AI Officer (ou CAIO) pode ser a chave para que…

3 horas ago

TSMC registra crescimento recorde em venda impulsionada pela demanda de IA

A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) alcançou um marco histórico em suas vendas de abril, com…

4 horas ago

Nvidia acelera tecnologias para pesquisas científicas e computação quântica

A Nvidia anunciou tecnologias que prometem acelerar a revolução da indústria de computação de alto…

5 horas ago