Notícias

Google irá bloquear cookies de empresas terceiras no Chrome a partir de 2022

O Google anunciou que planeja eliminar o suporte para cookies de empresas terceiras dentro do navegador Chrome em até dois anos, de acordo com um post publicado no blog do sistema Chromium (o software responsável por executar as principais funções).  

A notícia faz parte de uma série de anúncios realizados pela empresa como forma de garantir ao usuário comum mais privacidade e/ou controle sobre as informações que podem ser obtidas por outras empresas. 

  • Leia na IT Trends:

Só uma nova internet protegeria a privacidade das pessoas, sugere Edward Snowden 

Delatora da Cambridge Analytica defende que pessoas tenham direito de vender seus dados 

Desde os primórdios da internet, os cookies são utilizados pra “deixar pré-registradas” dados como a seleção de idioma ou um email. Mas eles também coletam dados sobre os hábitos de navegação do usuário (sites visitados, idioma etc), que são usados por empresas para a apresentação de publicidade de anúncios.  

Sabe quando você é “perseguido(a)” por uma propaganda, independente de onde estiver conectado? Boa parte dessa mágica acontece graças aos cookies. Porém, desde o caso da Cambridge Analytica, em que a empresa usou dados do Facebook para criar anúncios políticos personalizados, essa questão é vista com mais cuidado pelos usuários e a sociedade. 

Trabalho em equipe

De acordo com a gigante de buscas, a solução faz parte de uma nova abordagem que está sendo adotada para o registro e consumo de dados. Em agosto, a empresa apresentou a Privacy Sandbox, série de medidas que, na prática, permitiram aos anunciantes apresentarem os anúncios com mais proximidade ao seu perfil, mas sem o tanto de acesso a informações que existe atualmente. 

O anúncio pegou de surpresa a indústria por curto tempo de adaptação e o impacto que essa mudança pode causar no mundo da publicidade on-line. Até por isso, a própria Google já se pronunciou que está em conversas com diversos setores dessa indústria para buscar uma alternativa que seja a menos prejudicial. Porém, já deixou avisado que a prioridade 0 é o aumento de privacidade. 

O uso de navegadores como ferramenta pra o mercado de publicidade não é uma preocupação apenas da empresa de Mountain View. Nos últimos anos, empresas como Apple (Safari) e Mozilla (Firefox) estão com uma política bem assertiva sob esse aspecto, até mesmo cortando acesso de ferramentas de rastreio. A ideia do Google, no entanto é encontrar uma forma de “casar” os dois mundos — provavelmente, por meio da “Privacy Sandbox”. 

Mesmo que o anúncio leve algum tempo para ser concretizado, vale acompanhar os desdobramentos por conta da participação de mercado do Chrome (presente nos computadores de quase 64% das pessoas conectadas) e também por conta do Chromium ser o código-fonte utilizado por outros navegadores, como o Vivaldi e o Brave. 

Recent Posts

Minsait: só 10% empresas tem plano estratégico de IA

A inteligência artificial, principalmente a generativa, ganhou tanta atenção do mundo dos negócios que estudos…

5 horas ago

Mais de 2 bilhões de cookies vazados na dark web são do Brasil

O Brasil ocupa o primeiro lugar entre 244 países com mais de 2 bilhões de…

5 horas ago

Redbelt: 3 vulnerabilidades a serem corrigidas na indústria de commodities

A indústria de commodities, sejam agrícolas, animais, minerais, energéticos ou ambientais, virou alvo dos cibercriminosos,…

6 horas ago

Fintech SumUp anuncia captação de € 1,5 bilhão

A fintech britânica SumUp anunciou na terça (7) que captou € 1,5 bilhão (cerca de…

6 horas ago

OpenAI desenvolve ferramenta para criadores controlarem uso de seu conteúdo em IA Generativa

A OpenAI anunciou o desenvolvimento de uma nova ferramenta chamada de Media Manager, buscando proporcionar…

7 horas ago

TikTok processa governo dos EUA em disputa constitucional por possível banimento

O TikTok entrou com um processo contra o governo dos Estados Unidos, nesta terça-feira, em…

8 horas ago