Google investe em cabo submarino para conectar EUA à América do Sul

Curie será o nono cabo da companhia no mundo, o primeiro privado

Author Photo
11:30 am - 16 de janeiro de 2018

O Google anunciou nesta terça-feira (16/01) o investimento em um cabo submarino privado para conectar os EUA à América do Sul. O Curie ligará a Califórnia, na costa oeste dos EUA, ao Chile, e ficará pronto em 2019.

A empresa explica que escolheu instalar o Curie na América Latina, pois, embora a região tenha uma boa penetração de internet, ela não é atendida satisfatoriamente pelas conexões de dados internacionais existentes.

“Nosso investimento no cabo Curie faz parte do nosso esforço contínuo para melhorar a infraestrutura global e do nosso compromisso com a América Latina. Embora este seja o nono cabo submarino que o Google instala no mundo, será o primeiro totalmente privado a nível internacional. Com o Curie, nos tornamos ainda a primeira companhia não especializada em telecomunicações que constrói um cabo privado”, afirma a companhia, em comunicado.

Entre as vantagens de instalar cabos de dados submarinos privados, está tanto a flexibilidade para tomar decisões quanto ao roteamento de dados como a otimização da latência, observando os interesses dos usuários do Google e dos clientes do Google Cloud Platform. “Ao construir uma infraestrutura totalmente privada, diminuímos o número de partes envolvidas, simplificamos o processo de instalação e reduzimos o tempo para que o cabo esteja pronto e funcional. Globalmente, esse tipo de conexão também nos permite planejar novas regiões para o Google Cloud Platform.”

Em todo o mundo, a rede do Google tem mais de 100 pontos de presença – entre elas São Paulo. Todas essas “partes” da nuvem estão conectadas por uma grande rede que inclui 11 cabos submarinos e milhares de quilômetros de fibra ótica ao redor do mundo.

cabo google

 

Escolha do nome

O Google explica que o nome escolhido é homenagem a Marie Curie, cientista de renome que liderou uma série de pesquisas pioneiras no campo da radioatividade. Ela é a única pessoa na história a receber Prêmios Nobel em duas áreas diferentes: Física e Química.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.