Google expande iniciativas de capacitação inclusiva no Brasil

Jovens, mulheres, negros, pessoas trans e com deficiência visual são alvos de iniciativas. Meta é distribuir 500 mil bolsas até 2026

Author Photo
3:20 pm - 20 de junho de 2022
programadores programadores

Com foco em diversidade e inclusão social, o Google anunciou no Brasil, na semana passada, uma série de iniciativas de treinamento e desenvolvimento de jovens, mulheres e pessoas com deficiência visual. Até 2026, serão 500 mil bolsas de estudo para a formação em suporte de TI, análise de dados, gestão de projetos e UX design, segundo a empresa.

Na primeira fase serão 30 mil bolsas distribuídas a jovens da rede do Centro de Integração Empresa-Escola, o CIEE, sendo duas mil para pessoas transgêneras. Os cursos criados pelo Google ficarão hospedados na plataforma da Coursera.

Outra parte das bolsas tem como objetivo diminuir a desigualdade de gênero. Desde 2019 o Google trabalha com o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) por meio de programas de treinamento e capacitação. O Google anunciou a doação de R$ 10 milhões ao IRME para que mais 200 mil mulheres sejam capacitadas.

A big tech também anunciou a expansão do projeto em parceria com a Fundação Dorina Nowill, organização que trabalha com a inclusão social de pessoas com deficiência visual. A ação deve ampliar o uso de ferramentas acessíveis, principalmente nos estados do Piauí, Goiás e Tocantins.

Serão doados mil smartphones com conectividade por dois anos, além da realização de um workshop focado em mulheres com deficiência visual. O objetivo é desenvolver habilidades digitais e prepará-las para carreiras profissionais e acadêmicas.

Formação em nuvem

Já o Google Cloud, divisão de computação em nuvem da empresa, anunciou uma versão reformulada do Capacita+, hub de aprendizado online. Agora haverá trilhas voltadas para conhecimentos em cloud computing, além das já disponíveis, que incluem treinamentos em habilidades básicas de TI e dados.

Os estudantes terão acesso a 24 laboratórios online gratuitos de soluções do Google Cloud, incluindo BigQuery, Dataflow, Google Kubernetes Engine, entre outras. Os alunos terão 30 dias para concluir os conteúdos e receberão selos de reconhecimento da empresa (chamados de digital skill badge), além de um mês de acesso gratuito à plataforma Cloud Skill Boost, mais avançada.

“A gente acredita que além do nosso compromisso de fechar o gap de mão de obra, podemos aumentar o conhecimento e a empregabilidade dos brasileiros”, disse Marco Bravo, líder do Google Cloud no Brasil.

O Google enumera atualmente parcerias com 130 universidades no País. O objetivo da divisão de nuvem é incluir conteúdos sobre tecnologia e computação em nuvem no currículo dos estudantes recém-formados.

Mais detalhes sobre a iniciativa podem ser vistas no site.

Desenvolvedores negros

Já o Google for Startups Brasil – iniciativa de encubação e capacitação de empreendedores – anunciou a criação de um programa que oferece ajuda de custo para pessoas negras interessadas em desenvolvimento de software. Trata-se de uma parceria com o Instituto Vamo que Vamo – que fará a seleção dos interessados – e com a escola de tecnologia Trybe.

O programa quer em um ano formar 200 desenvolvedores negros de baixa renda e ajudá-los a darem os primeiros passos em carreiras em tecnologia. Também para suprir a falta de profissionais de tecnologia no mercado, oferecendo oportunidades específicas para pessoas negras.

“Nosso objetivo é que estas pessoas consigam emprego ainda mais rápido e com remuneração acima da média, para assim transformar suas vidas e as de suas famílias”, explicou André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina.

Os estudantes selecionados para o curso receberão ajuda de custo por um ano para que tenham renda durante a formação. Além de habilidades técnicas de programação, os selecionados também contarão com apoio psicológico e preparação específica para participação em processos seletivos, além de treinamento em tecnologias e produtos do próprio Google.

Ao fim do curso, os profissionais serão conectados à rede de mais de 300 startups que já passaram por programas de aceleração do Google for Startups. Atualmente, diz a empresa, há pelo menos 500 posições de trabalho relacionadas à tecnologia abertas nas empresas da rede.

Maiores informações podem ser obtidas no site da iniciativa.

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.