Google encerrará plataforma de jogos por streaming Stadia

Empresa planeja disponibilizar a tecnologia do Stadia para parceiros e reaproveitará funcionários da divisão em outras partes da companhia

Author Photo
2:08 pm - 29 de setembro de 2022
Stadia

O Google anunciou nesta quarta-feira (29) que irá descontinuar a plataforma de jogos via streaming Stadia. Originalmente lançado em novembro de 2019, o serviço permanecerá ativo para jogadores até janeiro de 2023.

Segundo o Google, consumidores receberão reembolso de todos os produtos de hardware, jogos e conteúdos adicionais adquiridos como parte do Stadia. Esses reembolsos deverão estar finalizados até o final de janeiro.

Em uma postagem no blog oficial do produto, Phil Harrison, gerente geral e vice-presidente da divisão Stadia, afirmou que a plataforma “não conquistou a tração e os usuários que esperávamos”, o que motivou a decisão de desligá-la.

“Embora a abordagem do Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída em uma base tecnológica forte, ela não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming Stadia”, escreveu.

Ainda segundo o executivo, o Google deverá aplicar a tecnologia do Stadia em outros de seus produtos, como YouTube, Google Play e em esforços de realidade aumentada. A empresa também planeja disponibilizar a tecnologia para “parceiros do setor”. Funcionários da divisão Stadia serão distribuídos para outras partes da companhia.

O Stadia é o mais novo membro da lista de projetos finalizados pelo Google poucos anos após o lançamento. O serviço de nuvem foi uma das apostas da companhia dentro da bilionária indústria de jogos eletrônicos, um segmento com o qual o Google tinha poucos vínculos.

Rumores sobre sua morte começaram a circular no ano passado, quando o Google reduziu o número de jogos lançados para a plataforma e a empresa fechou seus estúdios internos de desenvolvimento de jogos.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.