Google e Facebook desenvolvem projeto de cabo submarino no Oceano Pacífico

Author Photo
11:33 am - 13 de outubro de 2016
Google e Facebook desenvolvem projeto de cabo submarino no Oceano Pacífico

Google e Facebook estão unidos para projeto de instalação de um cabo submarino, com 12,8 mil km de extensão, no Oceano Pacífico. O PLCN (Pacific Light Cable Network) será o primeiro sistema de cabo submarino com alta capacidade entre Los Angeles (EUA) e Hong Kong. Outros dois parceiros são o Pacific Light Data Communication (provedor de redes de cabos com sede em Hong Kong) e a TE SubCom (especialista em tecnologias de comunicação submarinas com sede nos EUA).

O cabo, que vai realizar simultaneamente cerca de 80 milhões de videoconferências de alta definição, terá início da implementação neste ano e a previsão de conclusão é em 2018.

“Com o crescente número de pessoas que utilizam os aplicativos e serviços do Facebook na região, o PLNC ajudará a conectar melhor a Ásia e nossos centros de dados nos Estados Unidos”, disse Wei Junkang, presidente do Conselho de Administração de PLDC.

Outros projetos
Este não é o primeiro projeto de cabos submarinos apresentados pelas empresas neste ano. Em março, o Google anunciou a construção de um cabo submarino que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. Chamado de Júnior, o sistema está sendo desenvolvido em parceria com a Padtec, empresa de Campinas (SP).

O Facebook, por sua vez, anunciou um projeto com a Microsoft para construir o cabo submarino MAREA, que roda no oceano Atlântico (da Vírginia, nos EUA, a Bilbao, na Espanha). O sistema é o primeiro cabo transatlântico a conectar os EUA com o sul da Europa e também irá se conectar a hubs de rede na África, no Oriente Médio e na Ásia. A construção teve início em agosto de 2016 e deve terminar em outubro de 2017.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.