Google e Codenation promovem cursos de programação para mulheres

Iniciativa do Google pode levar programadoras para o Google I/O 2020, principal evento da companhia, nos Estados Unidos

Author Photo
1:39 pm - 07 de fevereiro de 2020
liderança feminina cursos Foto: Adobe Stock

O Google abriu nesta quinta-feira (6) as inscrições para o programa Code Jam to I/O for Women. A competição de programação procura reunir mulheres, estudantes e profissionais do mundo todo para resolver desafios algorítmicos complexos.

A companhia cita que há um tempo para completar as provas: duas horas e meia. As 150 primeiras colocadas receberão um ingresso para participar da conferência de desenvolvedores mais importante do Google, o I/O 2020.

A Code Jam to I/O for Women acontecerá no dia 15 de fevereiro. As interessadas podem se inscrever nesta página. Já o evento I/O vai acontecer um pouquinho depois, de 12 a 14 de maio, lá em Mountain View, Estados Unidos.

As primeiras 150 classificadas terão acesso a todas as novidades que o Google vem preparando para os próximos meses.

Na edição de 2019, 183 mulheres da América Latina se inscreveram no desafio. As brasileiras, dentro deste número, representaram 74, mas o Google estima “que neste ano esses números podem ser muito maiores”.

Aprendendo a programar

Por outro lado, se você ainda não se sente confortável o suficiente para participar de uma competição, vale a pena dar uma olhada neste projeto da Codenation.

A startup vem promovendo a primeira edição do AceleraDev para C#, um programa de capacitação gratuito voltado também para mulheres.

O programa tem o Itaú Unibanco como parceiro e terá duas turmas: a AceleraDev C# e AceleraDev C# Women, exclusiva para mulheres cis e trans. No total, serão distribuídas 30 bolsas de estudo em C#.

Sobre o projeto, a Codenation destaca que seu foco é capacitar pessoas gratuitamente para as áreas de tecnologia. O programa inclui aulas expositivas, palestras, workshops, além de mentoria  para o desenvolvimento do projeto de conclusão.

Para quem é indicado?

Pessoas com conhecimento básico em programação, sejam formadas ou não, terão cerca de 10 semanas (duração do curso) para aprender a programar na linguagem.

Segundo a startup, é utilizada uma metodologia de aprendizado coletivo com desafios. Desta forma, as participantes trabalham em conjunto para aprender e propor soluções a problemas reais.

O CEO da Codenation, Eduardo Varela, diz que a plataforma oferece “acesso às aulas, desafios técnicos, projeto prático, conteúdos curados, ferramentas de revisão de código e mentoria com profissionais da área de desenvolvimento mais experientes”.

As inscrições para o projeto da Codenation acontecem até o dia 10 de fevereiro. As aulas terão início no dia 2 de março e o encerramento acontecerá em 6 de maio. Você pode se inscrever nesta página para o AceleraDev C#, ou nesta aqui para o AceleraDev C# Women.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.