Google e Apple se unem para rastrear coronavírus

Tecnologia alertará usuários caso estejam próximos de alguém que testou positivo para COVID-19

Author Photo
5:00 pm - 12 de abril de 2020
covid-19 covid-19

As duas gigantes da tecnologia anunciaram uma parceria para desenvolver uma solução que possa alertar pessoas caso elas entrem em contato com alguém infectado pelo novo coronavírus, causador da pandemia que tem alarmado o mundo todo nos últimos meses.

Inicialmente, a parceria ajudará aplicativos de terceiros no rastreamento de contatos, a partir de maio. Em última análise, o objetivo é eliminar a necessidade de baixar aplicativos dedicados. Ambas as empresas acreditam que a abordagem da solução, criada para ser voluntária de anônima, aborda questões de privacidade.

O método de rastreamento da tecnologia criada pela Apple e Google funcionaria utilizando sinal de Bluetooth, determinando com quem o usuário teve proximidade por tempo suficiente para estabelecer um risco de contágio. Caso uma dessas pessoas testasse positivo para COVID-19, então um aviso é enviado para as pessoas que mantiveram contato próximo.

“Privacidade, transparência e consentimento são de extrema importância nesse esforço e esperamos desenvolver essa funcionalidade em consulta com as partes interessadas”, disseram Apple e Google em comunicado, afirmando que nenhum dado de localização GPS ou informações pessoais ficariam armazenados pelas empresas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.