Google coloca todas as plataformas de mensagem sob o guarda-chuva do Google Cloud

Além das soluções corporativas, os produtos Messages, Duos e o app de mensagens do Android passam a ser comandados por Javier Soltero

Author Photo
9:00 am - 11 de maio de 2020

Seguindo a linha de pensamento de que “grandes momentos exigem grandes mudanças”, o Google está utilizando o momento atual, no qual seus produtos de comunicação à distância estão sendo largamente utilizados, para adotar medidas significativas para impulsionar o uso das marcas. 

Essa determinação em focar nos produtos de mensageria foi demonstrada no final da semana passada, quando toda a suite de comunicação da empresa foi colocada debaixo do guarda-chuva de Javier Soltero, ex-executivo da Microsoft contratado em outubro para assumir a operação do G Suite. 

Os aplicativos direcionados para o público geral, como o Duo e a plataforma de mensagens dos sistema operacional Android foram colocados sob a gestão de Soltero, que já possuia o controle das soluções corporativas, como Google Meet (de videoconferência) e Hangouts Chat (mensagens). 

Com menos de um ano de cargo, Soltero já realizou mudanças significativas em seus produtos, como realizar o rebranding dos produtos Hangouts (que agora só compreendem os apps premium) e tem investido pesado em soluções que incentivem o uso do Google Meet, esperando atingir maior lealdade do público mesmo após a volta ao escritório. 

Em comunicado ao site The Verge, o Google explicou que Soltero continuará na gestão de cloud, mas também dividirá com Hiroshi Lockheimer (que é vice-presidente de Plataformas e Ecossistemas) a responsabilidade pela gestão dos apps de mensagens. 

A expectativa é a de que, sob a direção de um único executivo, a companhia de Moutain View consiga trazer mais consistência e coerência dentro do seu leque de mensagens, de forma a se tornar mais competitiva no meio. 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.