Google Cloud expande regiões de data center no Chile, Alemanha e Arábia Saudita

Com expansão, gigante se aproxima da concorrente AWS; Microsoft Azure continua à frente com folga em número de regiões de cobertura

Author Photo
11:05 am - 22 de dezembro de 2020

O Google Cloud anunciou nessa segunda-feira (21/12) um novo conjunto de regiões de nuvem, que entrará em operação nos próximos meses e anos, sendo elas no Chile, na Alemanha e na Arábia Saudita. Quando lançada, cada região terá três zonas para proteção contra interrupções de serviço e incluirá um portfólio dos principais produtos do Google Cloud, de acordo com comunicado da empresa.

Em 2020, a empresa lançou quatro novas regiões de nuvem – Jacarta (Indonésia), Las Vegas (EUA), Salt Lake City (EUA) e Seul (Coreia do Sul) – e anunciaram outras por vir, incluindo Doha (Qatar), Madrid (Espanha ), Milão (Itália) e Paris (França). No total, o Google opera atualmente em 24 regiões com 73 zonas de disponibilidade, sem contar as que anunciou, mas que ainda não estão ativas.

“As regiões do Google Cloud são projetadas e dedicadas a fornecer serviços e produtos empresariais para clientes do Google Cloud Platform. Nossas regiões de nuvem fornecem serviço mais rápido em um determinado local para que as organizações possam entregar seus produtos e serviços de forma mais confiável e em velocidades mais altas”, disse, em comunicado, Dave Stiver, Gerente de Produto Sênior, GeoExpansion, do Google Cloud.

Com a expansão, o Google se aproxima da AWS em número total de regiões, embora algumas ainda não tenham zonas de disponibilidade. O Microsoft Azure, no entanto, continua bem à frente da concorrência.

O anúncio reforça os investimentos da Google em sua estratégia de nuvem nos últimos anos. Há apenas três anos, o Google Cloud oferecia apenas 13 regiões.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.