Google Chrome vai avisar quando senha for roubada

Empresa também fará verificação em tempo real de sites voltados para a prática de phishing

Author Photo
1:13 pm - 11 de dezembro de 2019

O Google anunciou novas medidas de segurança para o seu navegador, o Chrome, concentradas em senhas e phishing.

Nas próximas semanas, de forma gradativa, a empresa expande uma tecnologia que avisa se a sua senha já foi comprometida em alguma violação de dados. Isto é, se a sua senha por acaso já vazou por causa de alguma brecha em sites ou aplicativos.

Isto deverá conscientizar os usuários, em caso de violação, a trocarem de senha. Atualmente, já existem serviços como o Minha Senha, da Axur, ou mesmo o Have I Been Pwned?, que checam se credenciais foram violadas.

google chrome senhas

A novidade do Google, porém, mostra se a sua senha salva no navegador/conta já apareceu em algum vazamento. E isso enquanto você a digita em algum site. Ela foi apresentada neste ano e você pode optar por usá-la ou não nas configurações do Chrome.

Outra mudança importante no navegador é contra o phishing. A empresa explica que faz uma verificação a cada 30 minutos, atualizando uma lista com sites não seguros. A medida foi intensificada para proteção em tempo real, “que avisa quando você visita sites maliciosos em 30% dos casos”.

google proteção senha

Segundo o Google, a novidade estará disponível como medida de proteção para todos usuários do Chrome.

No Brasil, que é um dos países que mais sofre com o problema, a estimativa é de que a ameaça continue também ativa em 2020.

Com informações de: Blog Google.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.