Notícias

Google Chrome passa a informar se as suas contas estão correndo risco

Milhões de pessoas utilizam senhas ruins e fáceis de adivinhar. E pior, muitas delas reutilizam suas senhas em diversos sites e serviços. Isso significa que, se uma página vazar os seus dados, os hackers poderão obter acesso a qualquer outra conta que utilize as mesmas informações de login.

O Google quer impedir que isso aconteça. Nessa quarta-feira (2), o gigante das buscas lançou o Password Checkup, um novo serviço que verifica todas as senhas salvas no Chrome em relação a listas de vazamentos conhecidos para checar se os dados foram comprometidos. O recurso se baseia no gerenciador de senhas que o Google incorporou ao Chrome no final do ano passado.

Como a ferramenta funciona

Acesse o site passwords.google.com e clique em “verificar senhas” na parte superior da página. Depois, faça login na sua conta do Google para verificar a sua identidade. Pronto, a plataforma verificará as suas senhas e gerará um relatório que identifica quais estão sendo reutilizadas, quais estão comprometidas e quais são as senhas fracas. Examinar a lista oferecida no serviço também serve como um lembrete útil de qualquer conta desnecessária que você possa ter criado e talvez tenha que excluir.

O Chrome possui recursos para alterar as senhas sinalizadas usando o seu próprio gerenciador, mas recomendamos que você escolha uma plataforma dedicada para obter uma proteção mais completa que não esteja ligada apenas ao navegador da Google.

Atualmente, você precisa visitar manualmente a sua página de senhas do Google e executar a verificação para que ela seja feita. Porém, o recurso se tornará mais poderoso nos próximos meses: “No final deste ano, criaremos a tecnologia de Verificação de senha diretamente no Chrome para todos – para que você obtenha proteção em tempo real ao digitar sua senha sem precisar instalar uma extensão separada”, anunciou a companhia.

Por que isso importa – a novidade é excelente. Reutilizar senhas, especialmente senhas fracas, é um dos maiores riscos de segurança na Internet. O Google aproveitar o Chrome para chamar a atenção das pessoas antes que as suas contas sejam invadidas é, sem dúvidas, uma medida positiva.

 

Recent Posts

Rodrigo Dienstmann: ‘No futuro, teremos o 5G embutido nas estratégias de digitalização das empresas’

A Ericsson está comemorando 100 anos no Brasil. Uma história de transformação não só da…

28 minutos ago

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

15 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

17 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

19 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

19 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

20 horas ago