Notícias

Google Chrome deve identificar (e penalizar) sites lentos

Na última segunda-feira (11), o Google anunciou um novo plano para o Chrome. De acordo com informações do TechCrunch, o navegador ganhará um recurso capaz de identificar sites lentos.

Posteriormente, a gigante da tecnologia deverá lançar, ainda, uma ferramenta capaz de rotular sites que provavelmente estarão lentos com base no dispositivo dos usuários e nas condições atuais da rede.

Entretanto, o Google ainda não determinou como as páginas serão identificadas, mas deverá experimentar diferentes opções. Por exemplo, um site de carregamento lento poderá exibir um aviso como “este site costuma demorar para carregar”. Já para os links, o Chrome poderá ajudar os usuários dizendo se a página estará lenta, permitindo que os internautas decidam se desejam ou não clicar.

A longo prazo, o objetivo do Chrome será identificar sites que oferecem experiências de “alta qualidade”, que podem incluir outros fatores para além da velocidade.

A companhia ainda não forneceu detalhes sobre esses recursos, mas deixou claro que os processos de identificação incluirão critérios mais rigorosos que serão implementados ao longo do tempo.

Segundo os especialistas, uma web mais rápida beneficiará diretamente o Google, pois a empresa conseguirá atender melhor aos usuários – em especial os de dispositivos móveis.

Desde 2015, a maioria dos usuários do Google inicia as suas pesquisas em smartphones e tablets. Essa mudança vem exigindo novas formas de indexação e classificação de páginas e de atendimento às demandas dos usuários, que possuem velocidades de conexão diferentes e não necessariamente dispõem de dispositivos robustos.

“A velocidade é um dos princípios fundamentais do Chrome desde o início – estamos trabalhando constantemente para oferecer aos usuários uma experiência instantânea enquanto navegam na web”, declarou a Google. Os planos foram anunciados no Chrome Developer Summit e ainda não têm data de lançamento oficial.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 começou com a forte de presença de…

4 minutos ago

HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

A HPE Financial Services, divisão de soluções financeiras da Hewlett Packard Enterprise, anunciou essa semana…

2 horas ago

Gartner: 63% das empresas do mundo implementaram ‘zero trust’

Em um comunicado divulgado essa semana, a consultoria de TI Gartner estima que 63% das…

3 horas ago

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

12 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

1 dia ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago