Em meio às divergências entre a Google e desenvolvedores de aplicativos, a gigante de tecnologia planeja emitir diretrizes atualizadas que esclarecem a necessidade dos aplicativos usarem o serviço de cobrança do Google Play para downloads de conteúdo, atualizações de jogos e assinaturas. De acordo com publicação do site Bloomberg, a empresa pretende atualizar as diretrizes nessa semana, disseram pessoas com conhecimento da mudança.
Esse sistema dá à empresa uma redução de 30% nas compras dentro de apps para Android.
Esse requisito já existe, no entanto desenvolvedores como Netflix, Spotify, Match Group e Epic Games contornam a regra. Os aplicativos Netflix e Spotify solicitam aos consumidores que paguem com cartão de crédito, em vez da conta da loja de aplicativos Play, ignorando a taxa do Google. No ano passado, o aplicativo de namoro Tinder, do Match Group, lançou um processo de pagamento semelhante, diz a publicação.
A Epic Games foi retirada das lojas de aplicativos do Google e da Apple por permitir que os jogadores de Fortnite comprassem atualizações do jogo diretamente pela empresa de videogames. A Epic processou as duas empresas por isso.
Quando as diretrizes atualizadas do Google forem implementadas, os principais desenvolvedores que atualmente não estão em conformidade terão tempo para atualizar seus aplicativos e provavelmente não serão removidos imediatamente, de acordo com as pessoas com conhecimento da mudança.
“Por ser uma plataforma aberta, o Android permite várias lojas de aplicativos. Na verdade, a maioria dos dispositivos Android vem com pelo menos duas lojas prontas para usar, e os usuários podem instalar outras”, disse um porta-voz do Google em um comunicado.
“Para os desenvolvedores que optam por distribuir seus aplicativos no Google Play, nossa política sempre exigiu que eles usassem o sistema de faturamento do Play se oferecerem compras de produtos digitais no aplicativo. Estamos sempre trabalhando com nossos parceiros para esclarecer essas políticas e garantir que sejam aplicadas de maneira justa e razoável”.
A Apple Store e o Google Play têm as mesmas regras de taxação para desenvolvedores, que consideram isso um imposto injusto e injustificado. Essas taxas rendem bilhões de dólares às gigantes de tecnologia.
A aplicação da Apple tem sido mais rigorosa do que a do Google para Netflix e Spotify. Para evitar a taxa da Apple, o Netflix e o Spotify exigem que os usuários configurem contas em seus sites e, em seguida, façam login no aplicativo em seus dispositivos Apple, explica a publicação.
Diferente da Apple, a Google permite que os desenvolvedores direcionem os usuários para sites externos para se inscreverem.
O Tinder do Match Group ainda usa o sistema de compra de aplicativos da Apple. Mas no início desta semana, Match se juntou ao Spotify e vários outros desenvolvedores para lançar uma coalizão para pressionar por políticas de loja de aplicativos mais justas.
A Apple recentemente afrouxou algumas de suas diretrizes da App Store depois de constantes críticas de desenvolvedores e legisladores. O Google planeja lançar outras mudanças nas regras da Play Store em breve, diz o site.
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