Notícias

Google aumentará pressão sobre conduta de desenvolvedores de aplicativos

Em meio às divergências entre a Google e desenvolvedores de aplicativos, a gigante de tecnologia planeja emitir diretrizes atualizadas que esclarecem a necessidade dos aplicativos usarem o serviço de cobrança do Google Play para downloads de conteúdo, atualizações de jogos e assinaturas. De acordo com publicação do site Bloomberg, a empresa pretende atualizar as diretrizes nessa semana, disseram pessoas com conhecimento da mudança.

Esse sistema dá à empresa uma redução de 30% nas compras dentro de apps para Android.

Esse requisito já existe, no entanto desenvolvedores como Netflix, Spotify, Match Group e Epic Games contornam a regra. Os aplicativos Netflix e Spotify solicitam aos consumidores que paguem com cartão de crédito, em vez da conta da loja de aplicativos Play, ignorando a taxa do Google. No ano passado, o aplicativo de namoro Tinder, do Match Group, lançou um processo de pagamento semelhante, diz a publicação.

Histórico

A Epic Games foi retirada das lojas de aplicativos do Google e da Apple por permitir que os jogadores de Fortnite comprassem atualizações do jogo diretamente pela empresa de videogames. A Epic processou as duas empresas por isso.

Quando as diretrizes atualizadas do Google forem implementadas, os principais desenvolvedores que atualmente não estão em conformidade terão tempo para atualizar seus aplicativos e provavelmente não serão removidos imediatamente, de acordo com as pessoas com conhecimento da mudança.

“Por ser uma plataforma aberta, o Android permite várias lojas de aplicativos. Na verdade, a maioria dos dispositivos Android vem com pelo menos duas lojas prontas para usar, e os usuários podem instalar outras”, disse um porta-voz do Google em um comunicado.

“Para os desenvolvedores que optam por distribuir seus aplicativos no Google Play, nossa política sempre exigiu que eles usassem o sistema de faturamento do Play se oferecerem compras de produtos digitais no aplicativo. Estamos sempre trabalhando com nossos parceiros para esclarecer essas políticas e garantir que sejam aplicadas de maneira justa e razoável”.

Questão de valores

A Apple Store e o Google Play têm as mesmas regras de taxação para desenvolvedores, que consideram isso um imposto injusto e injustificado. Essas taxas rendem bilhões de dólares às gigantes de tecnologia.

A aplicação da Apple tem sido mais rigorosa do que a do Google para Netflix e Spotify. Para evitar a taxa da Apple, o Netflix e o Spotify exigem que os usuários configurem contas em seus sites e, em seguida, façam login no aplicativo em seus dispositivos Apple, explica a publicação.

Diferente da Apple, a Google permite que os desenvolvedores direcionem os usuários para sites externos para se inscreverem.

O Tinder do Match Group ainda usa o sistema de compra de aplicativos da Apple. Mas no início desta semana, Match se juntou ao Spotify e vários outros desenvolvedores para lançar uma coalizão para pressionar por políticas de loja de aplicativos mais justas.

A Apple recentemente afrouxou algumas de suas diretrizes da App Store depois de constantes críticas de desenvolvedores e legisladores. O Google planeja lançar outras mudanças nas regras da Play Store em breve, diz o site.

Recent Posts

Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…

9 horas ago

Pagamentos via Pix no exterior: Rendix tem o objetivo de expandir globalmente

A plataforma Rendix, que permite pagamentos via Pix em transações internacionais, está ganhando terreno na…

9 horas ago

DeepL anuncia aporte de US$ 300 mi para crescer internacionalmente

A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…

11 horas ago

Tecnologia de ponta falha na proteção contra roubos de carros Tesla

A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…

13 horas ago

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

14 horas ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

15 horas ago