Google anuncia construção de cabo submarino em parceria com Padtec

Author Photo
3:28 pm - 15 de março de 2016
Google anuncia construção de cabo submarino em parceria com Padtec
O Google anunciou nesta terça-feira (15/3) a construção de um cabo submarino que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. Chamado de Júnior, o cabo será desenvolvido em parceria com a Padtec, uma empresa de Campinas (SP) conhecida por seus trabalhos no setor de sistemas de transportes óptico terrestres. Com projeto, a companhia se torna um novo player na indústria de transmissão submarina.
O projeto foi nomeado em homenagem ao pintor e desenhista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899). O cabo passará pela Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, e terá extensão até a Praia Grande na Baixada Santista – distância de aproximadamente 390 quilômetros. O início da operação do sistema está previsto para o segundo semestre de 2017.
Composto de oito pares de fibra e de três repetidores submarinos desenvolvidos pela Padtec, o Júnior se interconectará com outros dois cabos oceânicos na região, ambos previamente anunciados pelo Google. 
O primeiro deles é o Monet, um cabo de 10 mil quilômetros que conectará Boca Raton, no estado norte-americano da Flórida, a duas importantes cidades no litoral brasileiro, Fortaleza e Santos. O segundo é o Tannat, que se estenderá por 2 mil quilômetros de Santos até Maldonado, no Uruguai.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.