Golpes via WhatsApp com falsos processos seletivos atingem 690 mil brasileiros

Author Photo
11:31 am - 07 de agosto de 2017
ciberataque ciberataque

Cibercriminosos estão aproveitando o desespero de milhões de brasileiros afetados pelo desemprego para aplicarem golpes. De acordo com a empresa de cibersegurança PSafe, hackers estão disseminando via WhatsApp mensagens falsas com links que supostamente possibilitariam ao usuário se candidatar em falsas ofertas de emprego da Nestlé e da C&A, com salários que podem chegar a R$ 1.922. Até o momento, mais de 693 mil pessoas já foram afetadas pelos ataques, em especial proprietários de smartphones dos estados de São Paulo, que somaram 112 mil tentativas de ataques, Rio de Janeiro (76 mil) e Bahia (36 mil).

A mensagem do golpe afirma que as marcas estão contratando profissionais com urgência, sem necessidade de ter experiência e para início imediato. Para se candidatar, ele deve preencher seus dados pessoais (nome/telefone) e responder perguntas básicas como, se é maior de 18 anos e já trabalhou com carteira assinada, no caso da Nestlé, e qual turno e área que deseja trabalhar, no caso da C&A. Em seguida, para poder continuar com o suposto cadastro, é solicitado que a vítima compartilhe a falsa oportunidade de emprego com amigos.

Após o compartilhamento, o usuário é encaminhado para se cadastrar em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

Emílio Simoni, gerente de segurança da PSafe, alerta que os cibercriminosos têm procurado, cada vez mais, desenvolver golpes que atendam às necessidades de uma grande parcela da população e ainda utilizam, de forma fraudulenta, o nome de marcas reconhecidas para trazer credibilidade. “Neste caso, eles aproveitam a alta taxa de desemprego no país para atrair as vítimas. É importante que o usuário crie o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos”, diz.

Para não cair no ataque, o especialista reforça a importância de o usuário ter instalado em seu celular um software de segurança com a função ‘antiphishing’, pois esse sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no mundo virtual. Só no caso do golpe utilizando a marca da Nestlé, o aplicativo DFNDR, da PSafe, efetuou mais de 500 bloqueios por hora, protegendo o smartphone de seus usuários. Caso caia no golpe, é recomendável entrar em contato com a operadora do celular para cancelar o serviço de SMS pago.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.