GOL otimiza e simplifica gestão contábil

Author Photo
9:00 am - 22 de janeiro de 2018

Com o objetivo de incrementar a excelência em suas gestões e aumentar sua competitividade, a GOL Linhas Aéreas assinou um novo contrato com a Indra, empresa parceira desde 2008, para a implementação da suíte SuitAir RAS. A solução simplifica as operações contábeis e permite às companhias aéreas alcançar um alto nível de automatização em suas gestões.

A ferramenta ajudará a empresa a exercer um maior controle e automatização da informação de receitas e passivos, assim como poderá concentrar em um único modelo todos seus processos contábeis. A expectativa é de ter mais assertividade e redução nos prazos de fechamento contábil e financeiro, que geram diferencial competitivo perante a indústria.

“É fundamental termos precisão e agilidade na apuração dos números de nossa receita e de seu impacto em nossos demonstrativos financeiros, que são utilizados como ferramenta de avaliação para os investimentos na companhia”, afirma Mario Liao, diretor de finanças da GOL.

Segundo ele, essa precisão contribui para que as áreas estratégicas e comerciais estejam alinhadas, podendo utilizar informações confiáveis em planos de negócio. Com a implementação da SuitAir RAS, a GOL poderá ainda ter uma cobertura completa de todos os processos de negócio, dispor de uma visão global de todo o ciclo de vida dos documentos e responder às necessidades atuais das companhias aéreas em termos de e- ticketing e de ticketless.

Finanças e TI alinhadas

Ainda de acordo com Liao, a decisão de implementar o novo sistema foi bastante criteriosa pois impacta as sinergias e interfaces com outros sistemas de reserva, além do fato de envolver prestadores de serviços externos, o que requer um longo prazo de adaptação.

Diante disso, a área de finanças da companhia trabalhou completamente alinhada ao departamento de TI. O executivo enfatiza que toda solução e contratação sistêmica passa pela avaliação de todos os departamentos da GOL, que trabalham em conjunto com o setor financeiro para desenvolvimentos, implementações e validações. “Esse alinhamento é fundamental para termos sucesso nas escolhas das soluções mais inteligentes e que agregam
maior valor para companhia.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.