Go2neXt traz inovações tecnológicas para nova sede da Casa dos Ventos

Escritório oferece áreas que favorecem a troca de conhecimento; displays partem do padrão 4K para chegar a um dos maiores painéis LED indoors do país.

Author Photo
8:13 pm - 11 de outubro de 2019
Inovação impulsionada por TI o inevitável e revolucionário futuro

A inovação e tecnologia que tão bem caracterizam os projetos eólicos da Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no segmento de energias renováveis no Brasil, estão presentes em sua nova sede, em São Paulo. Sob o conceito de Intelligent Workspace, o escritório combina arte, inteligência e inovação tecnológica em um espaço localizado no edifício Pátio Malzoni, na avenida Brigadeiro Faria Lima, um dos centros financeiros da cidade.

thumbnail image010 Go2neXt traz inovações tecnológicas para nova sede da Casa dos Ventos

“Somos uma empresa que utiliza inovação e tecnologia para nos mantermos relevantes em um setor que está em constante transformação. A nossa nova sede retrata isso”, avalia Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos. “Espaços amplos e colaborativos para estimular o compartilhamento de conhecimento e inovação para projetos que contribuam com o caráter renovável da matriz energética brasileira e que impactem positivamente a vida de milhares de pessoas no nosso país”.

No escritório da companhia, um mural artístico de 60 metros quadrados retrata o mapa dos ventos da Chapada do Araripe, região descoberta pela equipe de engenheiros da Casa dos Ventos em 2009 e, hoje, transformada em um dos maiores polos de geração de energia eólica do mundo. O mapa marca uma parte da história da companhia que, desde 2007, está em constante transformação e expansão.

O dinamismo da Casa dos Ventos levou a empresa a fazer, de sua nova sede, um Intelligent Workspace. Nessa empreitada, contou com os serviços de consultoria em inovação tecnológica da Go2neXt Digital Innovation.

“No final do ano passado, procuramos um novo espaço e a idéia era que o ambiente tivesse na fronteira da tecnologia e das melhores práticas para geração de engajamento e inovação. Nesse sentido, a Go2neXt foi capaz de propor soluções tecnológicas que suportam a melhor comunicação, colaboração e proatividade dos colaboradores”, afirmou Araripe.

Inovação aliada à melhor experiência

thumbnail image012 Go2neXt traz inovações tecnológicas para nova sede da Casa dos Ventos

“No Intelligent Workspace da Casa dos Ventos, as tecnologias mais disruptivas e inovadoras do mercado promovem a melhor UX (User Experience). A empresa conta com soluções que mitigam as barreiras da distância, algo essencial em uma organização com operações em vários lugares do Brasil e, inclusive, em espaços rurais pouco digitalizados”, afirma Paulo Henrique Pichini, CEO & President da Go2neXt Digital Innovation. “Essas novas tecnologias aumentam a eficiência, oferecendo o mesmo nível de recursos independentemente da localização do usuário. O resultado disso é o colaborador sentir que está no centro da rede, usufruindo as mais altas velocidades de acesso e processamento, mesmo se estiver em trânsito ou em pontos remotos”.

Segundo João Caldas, do time de engenharia da Casa dos Ventos, os resultados são palpáveis. “Qualquer que seja o app de vídeo conferência que esteja instalado em meu celular ou computador, haverá integração instantânea entre o dispositivo e o ambiente de colaboração das salas de reunião. Por exemplo, se eu estiver interagindo com colegas em Fortaleza, no Ceará, para detalhar uma planilha, nós não só veremos uns aos outros, mas também os detalhes do documento. Isso tem impacto sobre a clareza e a velocidade das nossas decisões”.

A experiência dos usuários também é facilitada pela ultima tecnologia em recursos de audio: as nove salas de reuniões contam com soluções de sonorização (alto-falantes e microfones) dimensionados para atender aos mais diversos tipos de reuniões, desde as mais simples até as mais sofisticadas, com dezenas de participantes.

Para isso, a sonorização do ambiente elimina ruídos e entende, por inteligência digital, o número de pessoas presentes nas salas. “A partir daí, entram em cena recursos de sensibilidade ao som: as soluções de vídeo e áudio direcionam recursos de imagens e sons para quem está com a palavra. Isso aumenta ainda mais a sensação de ‘presença local’ a quem interage remotamente com esse ambiente da Casa dos Ventos”, completou Pichini.

Por trás de resultados como estes está uma sofisticada infraestrutura de TI e Telecom. A rede Ethernet e HD chega a 10 Gb/s e o Wi-Fi é turbinado. A infraestrutura de suporte ao Wi-Fi é baseada em rede 10Gb/s com auto equalização dos sinais, o que garante velocidade integral mesmo com variações na quantidade e densidade de usuários presentes no escritório. A excelência chega ao cabeamento, que segue o mesmo padrão do usado em data centers.

Os espaços partem de dispositivos de vídeo conferência com resolução 4K e chegam a um dos maiores painéis de LED indoors em operação no Brasil. Esse painel mede 5,20 x 2 metros, oferece resolução de 1,2mm pixels e pode ser configurado quase de maneira infinita, recebendo simultaneamente imagens de até 96 fontes diferentes. O usuário visualiza, portanto, dezenas de telas ou somente uma grande tela gigante. Num painel dessa proporção e com tal resolução, é possível projetar simultaneamente vídeos, fotos, gráficos, planilhas, textos e tudo será visto com a máxima clareza.

Centenas de detalhes da configuração digitalizada de cada sala de reunião são acionadas por um tablet, onde uma aplicação de Smart Office estará pronta para autorizar que a reunião “aconteça” de acordo com as preferências do líder do encontro que irá começar. Para isso, basta apertar um botão.

Outro diferencial que dinamiza a cooperação dentro da Casa dos Ventos é a aderência ao conceito de BYOC (Bring your own Codec). O BYOC permite que o profissional traga em seu smartphone ou computador sua própria plataforma de colaboração preferida (Skype, Meets, Hangouts, Zoom, Blue Jeans, etc.). Com isso, o usuário de um desses serviços poderá utilizar todos os recursos multimídia disponíveis nas salas como microfones, falantes, monitores, painéis, etc.

Todos esses fatores fazem da nova sede da Casa dos Ventos um espaço real de colaboração, com tecnologias inovadoras que trabalham a favor da criatividade, da integração entre times e da descoberta do novo.

*Sobre a Go2neXt: empresa brasileira de soluções de inovação digital, a Go2neXt ajuda a corporação usuária a trilhar os mais ousados e disruptivos caminhos da transformação digital. A visão Go2neXt vê a computação em nuvem como a base sobre a qual as inovadoras soluções Go2neXt serão implementadas – isso será feito com a máxima velocidade go-to-market, a melhor relação custo/benefício e a capacidade de converter prospects e visitantes em clientes. Portfólio sempre em expansão, o menu de ofertas da Go2neXt inclui projetos de IoT para todas as verticais do mercado, Data Lake/Analytics, Video Analytics e Digital Signage.

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.