Notícias

Gnatus investe em Big Data para ganhar mais competitividade

Como uma das maiores fabricantes de equipamentos médicos e odontológicos, presente em mais de 140 países, a indústria brasileira Gnatus tem planos agressivos de crescimento no mercado interno e externo. Sua meta para os próximos cinco anos é mais que dobrar a receita atual de RS$ 140 milhões, chegando a uma companhia de R$ 300 milhões. Alcançar esses resultados exige investimentos pesados em inovação e em tecnologia da informação para dar mais velocidade aos processos de negócios. 

Foi dessa necessidade que a Gnatus resolveu apostar em Big Data, com a implementação do primeiro projeto no Brasil 100% baseado na plataforma Hana, banco de dado com processamento em memória, da SAP, segundo informa a Trust, parceira da fornecedora alemã de software. O projeto nasceu em setembro do ano passado, quando a companhia identificou que precisa tratar suas informações com mais inteligência para aumentar sua competitividade no mercado. 

O Chief Financial Officer (CFO) da Gnatus, Hélio Siqueira, comenta que fabricante, sediada em Ribeirão Preto, interior paulista, com 38 anos de atuação, é uma companhia familiar, mas profissionalizada e que se destaca pelo sua característica inovadora.

“Nosso presidente investe em gestão para ter o controle dos negócios nas mãos”, afirma o executivo. Ele relata que a iniciativa de adoção de Hana surgiu após um estudo que recomendou a substituição do antigo sistema de gestão empresaria (ERP) da Datasul, fornecido pela Totvs, que estava em operação desde 1999.

Após várias análises, a Gnatus foi ao mercado em busca de novas opções e escolheu o ERP All-in-One da SAP. Juntamente, com a mudança, a fabricante investiu na plataforma Hana e em outras soluções para suportar o projeto como ferramentas de BPC (Planejamento Orçamentário) e BusinessObjects (Business Intelligence). 

A implementação de Hana atenderá toda a cadeia de processos administrativos, financeiros, industriais, P&D, distribuição, vendas e marketing da companhia da Gnatus. Com uso dessa tecnologia, a indústria planeja estabelecer uma estrutura robusta, segura e ágil, que ao mesmo tempo simplifique seus processos internos e potencialize a tomada de decisão em diferentes níveis da organização.

“Com Hana, queremos transformar informação em ação”, ressalta Siqueira. Segundo ele, a análise e cruzamento de dados em tempo real faz com que a companhia seja mais assertiva em suas estratégias. “Hoje tempo é dinheiro”, diz ele observando que informações e rapidez são essenciais para o atual cenário de maior competitividade.

Hoje a Gnatus opera com quatro companhias localizadas em países diferentes (Brasil, Bolívia, México e fábrica na China), sendo que cada uma opera com um software de gestão. O plano da empresa é que todos sejam consolidados para melhoria de processos. Só a modernização dos sistemas de TI da sede deverá  trazer uma valorização de 13% à companhia e aprimorar a eficiência operacional em 16% 

Siqueira informa que a empresa está diversificando sua linha de produtos e que quer crescer 15% ao ano. Para isso, considera que a tecnologia é uma forte aliada. Depois dos investimentos em ferramentas de Big Data, a empresa se prepara para em 2015 dotar os vendedores de tablets. Eles vão emitir os pedidos e transmitir em tempo real para a fábrica, que produz equipamentos odontológicos e médicos, considerada uma das maiores exportadoras do setor, responsável por 30% das vendas do segmento no mercado externo.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago